O Corinthians perdeu para o Flamengo por 1 a 0 na tarde deste domingo, 21, no Maracanã, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão criou chances de gol ao longo dos 90 minutos, mas não foi eficiente e foi castigado nos acréscimos com gol de Léo Pereira. Com a derrota, o técnico Vanderlei Luxemburgo chega a seis jogos sem vencer pela equipe alvinegra.
Além disso, o revés mantém o Corinthians com cinco pontos, na 17ª colocação do Brasileirão. Já o Flamengo pula para a sexta posição, com 12 unidades conquistadas.
Agora, o Corinthians entra em campo na próxima quarta-feira, contra o Argentinos Juniors, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo será às 21h30 (de Brasília), em Buenos Aires. O Flamengo, por sua vez, encara o Ñublense, em mesmo dia e horário.
O jogo
O primeiro tempo foi equilibrado no Maracanã. Como imaginado, o Corinthians não fez questão de ter a posse de bola e esperou o Flamengo no campo de defesa. Com essa proposta, a equipe de Luxemburgo conseguiu fechar os espaços e ter boas escapadas em velocidade.
A primeira grande chance de gol da partida foi do Timão, aos 28 minutos. Em jogada de velocidade, Adson encontrou Róger Guedes na direita, sem marcação. O camisa 10 finalizou sem direção, mas Yuri Alberto quase alcançou a bola para empurrá-la para o fundo das redes.
O Flamengo foi levar perigo para a meta do Corinthians apenas nos acréscimos da primeira etapa. Gabigol finalizou na entrada da área para defesa de Cássio e, pouco tempo depois, Victor Hugo costurou lance no meio-campo e chutou com perigo, levantando a torcida rubro-negra presente.
No segundo tempo, no entanto, quem começou com tudo foi o Corinthians. Logo aos três minutos, o goleiro Santos repôs errado a bola e depois “concertou” o lance fazendo duas defesas em chutes de Yuri Alberto e Róger Guedes. Pouco tempo depois, o camisa 9 teve outra chance, de cabeça, mas finalizou para fora.
O Corinthians se manteve melhor nos minutos seguintes e a torcida do Flamengo foi mostrando impaciência com jogadores como Gerson e Vidal, além do técnico Jorge Sampoli. O Timão tirou proveito do nervosismo dos mandantes e pouco sofreu defensivamente por grande parte da etapa final.
Nos minutos finais, mesmo sem grande atuação, o Flamengo chegou ao gol da vitória com o zagueiro Léo Pereira. Everton Cebolinha fez jogada individual pelo lado esquerdo e cruzou na cabeça do defensor, que “virou atacante” no abafa dos acréscimos.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 CORINTHIANS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de maio de 2023, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE-Fifa) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG – Fifa)
Público presente: 64.871 torcedores
Gol: Léo Pereira, aos 49 minutos do segundo tempo (Flamengo)
Cartões amarelos: Bruno Méndez e Cássio (Corinthians)
FLAMENGO: Santos, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Vidal), Thiago Maia, Gerson e Victor Hugo (Matheus Gonçalves); Gabigol e Pedro (Everton Cebolinha)
Técnico: Jorge Sampaoli
CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez (Fagner), Gil, Murillo e Matheus Bidu; Paulinho, Fausto e Maycon; Adson (Wesley), Róger Guedes e Yuri Alberto (Romero)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.