As lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas nesta sexta-feira, dia 12, até às 22 horas, visando o movimento no varejo para o Dia das Mães, o segundo melhor período de vendas, após o Natal no mês de dezembro. De acordo com o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins, o movimento deve chegar próximo aos 10 por cento, no comparativo a igual período do ano passado. “Creio que deve ficar entre 7 a 10 por cento a mais”, calcula o dirigente que vem conversando com lojistas da cidade e percebendo entusiasmo quanto as vendas neste primeiro semestre do ano. “O Dia das Mães é o termômetro, por ser a data principal”, falou ao lembrar do Dia dos Namorados, no mês de junho que também deve ajudar o semestre.
Conforme o calendário especial de atendimento, definido pelos próprios comerciantes, das 9 às 22 horas todas as lojas localizadas nos corredores comerciais, nas galerias e nos shoppings estarão abertas, e no sábado, dia 13, as lojas dos corredores comerciais abrirão até às 17 horas. “As lojas localizadas em shopping e galerias sempre ficam até às 22 horas”, recordou o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, que distribuiu o calendário aos lojistas, bem como as orientações para as vendas especiais no Dia das Mães. “No primeiro semestre do ano não tem período melhor para as vendas”, ratificou o dirigente ao apontar o Natal como o principal do ano e do segundo semestre. “Dia dos Pais (agosto), e Dia das Crianças (outubro), são outras duas datas fortes no apelo comercial”, recordou o dirigente ao colocar a “Black Friday” como a segunda melhor do segundo semestre, em virtude da proximidade com o Natal. “Pelo crescimento da “Black Friday” em breve será incorporada com as vendas de fim de ano”, acredita o superintendente.
Esta será a primeira vez do ano que as lojas do comércio de Marília abrem no período da noite. Adriano Luiz Martins acredita que a boa temperatura e a possibilidade de não haver chuvas, ajudarão no movimento entre as lojas. “O período da noite é beneficiado pela temperatura amena”, defendeu ao creditar no calçadão da Rua São Luiz como o maior atrativo no centro comercial da cidade. “Nos bairros as lojas estarão abertas, também, e o pessoal está se movimentando para oferecer segurança, tranquilidade e atrativos aos consumidores que frequentarem as lojas”, disse o presidente da associação comercial de Marília.
José Augusto Gomes disse que de maneira geral, a recente pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo mostra uma importante diminuição da disposição dos consumidores em geral por comprar de forma parcelada em relação a 2022. Por outro lado, ele ressalta uma maior preferência pelo pagamento à vista, o que incluí pagamentos feitos com Pix. De acordo com ele, as intenções de compra para o Dia das Mães apontam para uma maior preferência por artigos de menor valor, menos dependentes do financiamento via crédito e menos relacionados a uma maior permanência nos lares, o que poderia refletir uma volta a hábitos de consumo existentes no período pré-pandemia. Com relação ao volume de gastos, a pesquisa aponta que a grande maioria (78,8%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 300,00.