Arquiteto de formação, artista plástico inova com produção a partir de coletas de folhas e plantas em várias partes do Brasil
A Galeria Municipal de Artes, localizada no Centro Cultural ‘Braz Alécio’, abre neste sábado, dia 6 de maio, a mostra do artista plástico Jonathan Sprada, ‘Expedição Natureza’. Fruto de um esforço artístico e trabalho cultural de quatro anos, a exposição apresenta obras exclusivas, onde o arquiteto e urbanista de formação reúne folhas e flores coletadas em ao menos quatro Estados do Brasil. “Tudo começou quando uma amiga me solicitou uma mandala para decorar uma parede. Como a empresa dela era uma farmácia de manipulação, surgiu a possibilidade de compor uma mandala com os elementos da natureza”, relatou o artista plástico. O resultado – uma mandala de 70 cm por 70 cm em vidro transparente – agradou tanto Jonathan Sprada, quanto a amiga, pois foram utilizadas flores de primavera coletadas pelo artista em vários pontos de Marília.
A inauguração da mostra ‘Expedição Natureza’ está programada para acontecer às 18 horas do próximo sábado, dia 6 de maio, na Galeria Municipal de Artes, que fica na avenida Sampaio Vidal, nº 245, no centro. A entrada é franca e os trabalhos poderão ser visitados até dia 3 de junho. Embora existam mais de 50 tonalidades de primavera – cujo nome científico é bougainvillea – Sprada conseguiu identificar e coletar para seus trabalhos e mandalas em exposição na Galeria de Artes cerca de 15 variedades. “Após coletar, as flores passam por um processo de desidratação. Coloco as flores dentro de livros. Inclusive, seleciono aqueles livros que não irão me fazer falta pelos próximos dias”, disse.
O processo de secagem leva, em média, um mês e nesta primeira mostra de Sprada, ‘Expedição Natureza’, o público terá acesso a 20 obras. Além de mandalas, os quadros únicos reproduzem elementos naturais, como borboletas. Junto com a primavera, folhas e flores de outras 30 espécies de plantas dão vida ao trabalho do artista plástico. As produções reúnem elementos naturais coletados pelas ‘andanças’ de Sprada por vales, florestas, matas e zonas rurais de, ao menos, quatro Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. O ‘Estado do Pinheiro Araucária’ – Paraná – por sinal é o Estado natal de Sprada, que é natural de Guarapuava. Uma das raras cidades que registra ocorrência de neve no Brasil, Guarapuava foi berço de Sprada até seus 19 anos – ele é nascido em 1997. A família se mudou para Marília, onde o artista cursou Arquitetura e Urbanismo. Desde criança ele se interessou por arte, principalmente pintura e escultura. “Sou um amante da natureza e como passei a coletar flores e folhas para as obras artísticas, o meu contato com o meio ambiente aumentou ainda mais. Passei a compreender mais o tempo das flores e a entender um pouquinho mais o ritmo da natureza”, complementou.
Serviço
Exposição ‘Expedição Natureza’
Jonathan Sprada
Entrada franca
Abertura: sábado, 6 de maio, às 18 horas
Galeria Municipal de Artes
Avenida Sampaio Vidal, nº 245