A edição desta semana do programa televisivo “Humanidade em Ação”, apresentado pela TV Câmara de Marília, pelo Canal 21, entre os assinantes da Net e Life, e também pelo canal 31.2 no canal digital, aberto ao público em geral, além de estar disponível pela Internet, através do canal da Câmara Municipal no YouTube (YouTube.com/tvcamaramarilia), apresenta com detalhes a história da formação do quarto clube rotário mariliense criado, dos nove existentes atualmente. “Foi um encontro bem agradável em que a boa memória do Ortega vivenciou os detalhes do clube”, elogiou o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, apresentador do programa semanal pela TV Câmara, com reprises de manhã, tarde, noite e de madrugada. “Ele pontuou muito bem as informações”, disse ao ter como convidado o profissional do Direito, José Henrique Guimarães Ortega, nesta nova edição televisiva apresentada.
Durante aproximadamente 60 minutos a entrevista recordou a formação do clube, as pessoas que participaram e principalmente as principais atividades desenvolvidas na comunidade que tornaram o clube bem característico. “Sou admirador deste clube que realiza ações em praticamente todas as frentes de trabalho”, reconheceu Márcio Cavalca Medeiros, que esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12, ao lembrar as atividades na Imagem Pública, nos Programa Humanitários, na Juventude, na The Rotary Foundation e no quadro associativo. “O Marília Alto Cafezal é um clube atuante e que procura realizar, dentro das próprias capacidades, aquilo que pede a organização mundial”, disse José Henrique Guimarães Ortega.
Um assunto bem colocado pelo rotariano convidado foi quanto a participação das mulheres no clube, que ainda não conta com rotarianas no quadro associativo. “As mulheres participam muito bem, de forma atuante e bem representativa”, defendeu o convidado ao lembrar das esposas dos associados que em sua maioria, participam das reuniões e das ações do clube. “Ainda não sentimos a necessidade de ter a mulher como associada, sendo que ela já participa do clube de forma bem interagida”, explicou ao enfatizar a importancia da mulher e da família nas atividades em geral do clube. “Sejam nas reuniões ordinárias, nas familiares, ou nas ações do clube elas participam ativamente”, defendeu ao reconhecer à força e a capacitação delas dentro da organização, e enfatizar de que não há impedimento algum delas serem associadas.
José Henrique Guimarães Ortega lembra que em 1988, quando o clube foi fundado, a proposta era de ser um clube inovador, formado por jovens e pessoas bem entusiasmadas. “Naquela época desenvolvíamos um Rotary bem moderno”, lembrou ao admitir o envelhecimento natural do clube. “Hoje queremos retomar essa jovialidade com novos associados que venham a acompanhar esse Rotary moderno e atuante de sempre”, defendeu ao acreditar no fato do clube viver um período de transição entre novatos e veteranos. “Aliar jovens e veteranos necessita de tempo e paciência”, falou ao participar deste processo na prática. “O clube tem um plano de atividades bem definido durante toda a gestão”, garantiu o rotariano convidado. “Vamos nos dedicar na capacitação e na atração de novos associados”, planeja ao lembrar do início da próxima gestão a partir do dia primeiro de julho.