Solenidade realizada contou com a presença do vice-prefeito municipal de Marília, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa
Os 20 membros do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir) foram empossados pela Prefeitura Municipal de Marília durante solenidade realizada em 25 de abril, no auditório do segundo andar do Paço Municipal de Marília. A cerimônia contou com as presenças do vice-prefeito municipal de Marília, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), da secretária municipal dos Direitos Humanos, Wania Lombardi e do vereador Marcos Rezende (PSD). A conselheira Eliza Bezerra dos Santos foi reconduzida à presidência do conselho.
“Uma honra estarmos aqui, para a posse do Compir. O conselho foi resgatado enquanto estava à frente da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, e considero esta entidade imprescindível. E por isso tenho hoje muita honra de estar dando posse aos conselheiros”, destacou a secretária municipal dos Direitos Humanos, Wania Lombardi. A secretária ressaltou os esforços do prefeito Daniel Alonso para a manutenção e sustentação do Compir. “O prefeito Daniel sempre nos deu carta branca para os trabalhos dos conselhos. Assim como eu, o prefeito Daniel Alonso considera impossível uma gestão sem a participação efetiva dos conselhos municipais”, disse.
O vice-prefeito Cícero do Ceasa, que discursou em nome do chefe do Poder Executivo, destacou o trabalho que a secretária Wania Lombardi desenvolveu na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e orientou a união de todos os conselhos municipais de Marília numa frente para a solução de problemas coletivos. “Nada melhor que os conselhos se unirem para concretizar algo em benefício do próximo”, disse.
Conforme a Portaria de número 42.428, de 30 de março de 2023, a nova composição do conselho será pelo período de três anos (triênio), de 2023 a 2026. Os conselheiros estão divididos entre representantes do Poder Público Municipal, Poder Público Estadual e Sociedade Civil. São 20 membros nomeados pelo chefe do Poder Executivo. O órgão paritário, consultivo e deliberativo é vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos, com a finalidade de formulação da promoção e fiscalização da execução da política municipal da igualdade racial, bem como propor diretrizes de ações governamentais em âmbito municipal sobre políticas de promoção da igualdade racial. As ênfases do órgão envolvem população negra, cigana, indígena e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira vítimas de racismo, preconceito e discriminação.