Ao completar 94 anos de fundação, a Santa Casa de Misericórdia de Marília promove festividade aos funcionários e caminhada com a pa
rticipação da comunidade. Com a presença de autoridades, bolo confeitado e refrigerante serão oferecidos aos colaboradores da instituição, em solenidade com início previsto para as 9h do dia 20 de abril (quinta-feira). E na avenida das Esmeraldas, com saída defronte à Praça da Emdurb, no dia 23 de abril (domingo), às 9h, caminhada com direito a atração artística deverá ter grande público para comemorar a trajetória de sucesso do hospital mais tradicional da cidade.
“É um momento de celebrarmos o aniversário de 94 anos da Santa Casa de Marília. Somos um dos maiores prestadores de serviços em saúde pública da região e em nossa instituição primamos pela qualidade no atendimento e valorização da vida”, disse o provedor do hospital, Norival Carneiro Rodrigues.
Mesmo com o crescimento dos últimos anos e atendimento diferenciado reconhecido pela sociedade, o provedor lembra das dificuldades financeiras enfrentadas pela unidade hospitalar filantrópica mariliense. “A nossa situação econômica só não está pior porque contamos com o apoio da comunidade e de emendas parlamentares, o que tem segurado as pontas. O grande problema é a falta de reajuste da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde), que não acompanha a inflação. Em paralelo a isso, após o período crítico da pandemia de Covid-19, os valores dos insumos aumentaram bastante e não tivemos o acompanhamento dos repasses, nos trazendo um grande déficit. Mesmo estando em um momento festivo, não podemos deixar de explicitar esta situação e dizer que estamos fazendo o possível para encontrar saídas para que a Santa Casa de Marília continue em pleno desenvolvimento”.
Maioria SUS
Vale ressaltar que mais de 70% dos procedimentos realizados na Santa Casa de Marília acontecem via Sistema Único de Saúde. Isso faz do hospital um dos principais prestadores de serviços em assistência de saúde pública do Centro-Oeste Paulista, compondo o DRS 9 (Departamento Regional de Saúde), que abrange 62 municípios, com uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes.
Em 2022, entre os atendimentos SUS, foram 560 mil atendimentos ambulatoriais, 25.300 pacientes/dia internados e 5.200 internações.
Nova Radioterapia
Com recursos de R$ 8,8 milhões do Ministério da Saúde, o prédio da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília está sendo instalado em área total de 2.151,70 m² e 804,94 m² de área construída. A previsão para a entrega da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília é setembro de 2023.
Com o novo serviço, o Centro de Oncologia da unidade hospitalar filantrópica mariliense, com mais de 20 anos de tradição, vai passar a realizar um atendimento integral ao paciente no tratamento do câncer, em âmbito regional, com consultas, cirurgias, exames complementares, quimioterapia, hormonioterapia e agora a radioterapia.
História
Fundada em 22 de abril de 1929, por Bento de Abreu Sampaio Vidal – seu primeiro provedor – a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília é o primeiro hospital da cidade. No início de seu funcionamento, a unidade contava com área física construída que abrigava 18 leitos e apenas uma sala de cirurgia. Em 1956, foi implantado o Pavilhão Infantil e em 1977 houve uma expansão física importante com a construção de um novo prédio anexo, aumentando sobremaneira a capacidade de atendimento à população.
Está instalada numa área de 25.000 m², possuindo 19.308,60 m² de área construída e com a incorporação do terreno do Complexo Ambulatorial para as atividades assistenciais e de saúde, soma-se o terreno de 11.061,35m² com 2.757,68m² de área construída.
O hospital conta hoje com 264 médicos no seu corpo clínico e aproximadamente 1.225 funcionários. Dispõe de serviços com estrutura inserida no próprio prédio da instituição, somando mais de 100 funcionários (indiretos) na Cirurgia Cardíaca, Laboratório São Francisco, IRM (Instituto do Rim de Marília, Ultra-Rad, Sirvan (Serviço de Intervenção Endovascular e Neurológico), SAM (Serviço de Anestesiologia de Marília), Litoson e Unimed (105 terceiros).
A Santa Casa de Marília é um hospital filantrópico regional de grande porte e referência para o SUS (Sistema Único de Saúde) em especialidades e procedimentos de alta complexidade.
Conta com serviços ambulatoriais em diversas especialidades como neurologia, oftalmologia, oncologia clínica e cirúrgica, oncohematologia infantil, nefrologia, ortopedia, cardiologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia, vascular, anestesiologia, urologia, cirurgia bucomaxilofacial, entre outros.
Atualmente, para atender a comunidade, a Santa Casa de Marília dispõe da seguinte estrutura: 188 leitos de internação, sendo 39 de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) adulto, pediátrico, neonatal e cardiológico. O hospital conta com 10 salas no centro cirúrgico e 11 leitos de recuperação pós-anestésica.
É importante lembrar que a Santa Casa teve também papel de destaque na formação de profissionais médicos, uma vez que serve de campo para estágios dos alunos da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e ainda estágios para os residentes do Hospital das Clínicas nas especialidades de Nefrologia, Cirurgia Vascular e Neurologia. O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Marília conta com vagas para Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Cardiologia e Medicina Intensiva.
O serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista conta com equipamentos modernos, profissionais altamente qualificados e nos últimos 17 anos realizou mais de 60.000 procedimentos, sendo a maioria deles minimamente invasivos e com um processo de recuperação do paciente acelerado. Recentemente, o hospital atingiu a marca de 18.000 cirurgias cardíacas realizadas, sendo o 3º serviço implantado na referida especialidade médica no interior paulista.
No início de 2023, o IQG (Instituto Qualisa de Gestão), certificador da ONA (Organização Nacional de Acreditação), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista, conferiu o Selo de Distinção ao Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Marília. A certificação reconhece a qualidade e a excelência nos serviços prestados à comunidade pela Hemodinâmica da unidade hospitalar filantrópica mariliense, pautado sempre no cuidado centrado no paciente.
Portaria do Ministério da Saúde habilitou, em 2022, a Santa Casa de Misericórdia de Marília no Programa QualiSUS Cardio por conta dos serviços de qualidade prestados pelo setor de Cirurgia Cardíaca da unidade hospitalar filantrópica mariliense. Somente 15 hospitais do Estado de São Paulo foram classificados no nível A.
Sessões de Hemodiálise e transplantes
Mais de 220 pacientes com insuficiência renal crônica são atendidos pelo hospital, com mais de 33 mil sessões de hemodiálise realizadas por ano. Além disso, a Santa Casa de Marília é o 5º maior centro de transplantes de rins do interior paulista, serviço este que já existe há 40 anos.
Em 2023, o hospital realizou o primeiro transplante de fígado da história na região do DRS IX, após dois anos se preparando para o credenciamento do Ministério da Saúde e a criação do Ambulatório de Doenças Hepáticas.
Pioneirismo e serviços diferenciados
A Santa Casa de Marília possui um tradicional serviço de Endoscopia, exame iniciado pelo saudoso médico Akira Nakadaira, após experiência vivida no Japão, há mais de 30 anos.
O hospital conta ainda com uma das poucas câmaras hiperbáricas do País, utilizada principalmente no tratamento de feridas através da oxigenoterapia.
O Sirvan (Serviço Intervencionista de Radiologia e Neurocirurgia) realiza mais de 80% de seus procedimentos via SUS. Além disso, o Sirvan é pioneiro no serviço endovascular na cidade e é o único na região de Marília com atuação diária integral na referida especialidade médica. Está entre os poucos serviços do Brasil que fazem de forma exclusiva a cirurgia vascular periférica.
O Pronto Atendimento da Santa Casa de Marília é um serviço de urgência e emergência que faz atendimentos clínicos, pediátricos e ortopédicos, sendo referência para Marília e região.
O Complexo Ambulatorial reúne diversas especialidades médicas, proporcionando um atendimento de qualidade aos pacientes ambulatoriais em âmbito regional. A Santa Casa de Marília conta com serviços ambulatoriais em diversas especialidades como neurologia, oftalmologia, oncologia clínica e cirúrgica, nefrologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cardiologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia, vascular, anestesiologia, urologia, cirurgia bucomaxilofacial, entre outros.
Pensando na melhoria contínua, a Gestão da Qualidade realiza seus trabalhos com foco no Planejamento Estratégico Institucional e como direcionadores para atingir os objetivos estratégicos tem como base os Programas de Qualidade adotados pela instituição, sendo eles o Programa CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), desde 2013, Programa de Acreditação Hospitalar ONA (Organização Nacional de Acreditação), desde 2017, Programa Score Rede Unimed, desde 2019 e o Programa IQG (Instituto Qualisa de Gestão).