A Santa Casa de Marília participou do maior evento de rede filantrópica do Brasil. Trata-se do 32º Congresso da CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos), de 13 a 15 de agosto, no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília. O tema do congresso este ano foi “Ações e Caminhos para a Transformação”.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, ressaltou que informações importantes puderam ser absorvidas neste evento promovido pela CMB. “A partir das experiências expostas no Congresso podemos refletir sobre as nossas ações e aplicar os conhecimentos adquiridos para uma maior eficiência de gestão e otimização dos recursos”.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues com a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima
O superintendente do hospital, Márcio Mielo, também marcou presença no evento de Brasília e enfatizou que as palestras de lideranças na área da saúde podem contribuir para a instituição entender melhor o funcionamento do sistema de saúde no País, diante das recentes mudanças. “Os principais pontos do Congresso foram o uso da inteligência artificial e as inovações tecnológicas como aliadas às práticas de gestão de excelência. Além disso, é preciso focar em qualidade, custo acessível e eficiência. Desta forma conseguimos enfrentar os desafios e obter êxito diante do sistema público de saúde”.
Com o deputado federal que coordena a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Antônio Brito
Na oportunidade, os representantes da Santa Casa de Marília mantiveram contatos importantes com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e o deputado federal que coordena a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Antônio Brito.
Encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
De acordo com o presidente da CMB, Mirócles Veras, um sistema de saúde eficaz no Brasil depende da participação de todos os envolvidos, clareza de responsabilidades e constante evolução. “Apesar da complexidade, o Sistema Único de Saúde oferece mecanismos para construir uma rede hierarquizada, sustentável e transparente. Enfrentamos desafios diários, principalmente devido ao baixo orçamento, mas é possível superá-los com cooperação entre os atores”.
Ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
A Confederação das Santas Casas conta com 1.802 hospitais filantrópicos associados no País, em 19 federações estaduais. Através do seu congresso anual, a CMB reúne presidentes, provedores, diretores, médicos, advogados, administradores hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes, gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) e profissionais de saúde de todo Brasil. O evento tem o apoio e a presença do Ministério da Saúde e uma ampla repercussão nacional, sendo um importante “hub” para conectar empresas com o ecossistema de saúde do Brasil.