Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

De acordo com o Ranking Connected Smart Cities de 2022, as cinco melhores cidades para se morar no Brasil em 2023 com mais de 500 mil habitantes são Curitiba (PR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF).

O ranking também considera as melhores cidades para se morar no Brasil com os municípios de 100 a 500 mil habitantes. O top 5 da categoria é formado por São Caetano do Sul (SP), Vitória (ES), Barueri (SP), Santos (SP) e Balneário Camboriú (SC).

E agora, precisa de ajuda para escolher o seu próximo CEP? E entender como esse ranking funciona? Conhecer mais dados e informações sobre as cidades antes de escolher o seu novo endereço? Confira agora mais detalhes sobre as melhores cidades para morar no Brasil!

Melhores cidades para morar no Brasil: como avaliar

Para montar a lista das dez melhores cidades para se morar no Brasil em 2023, utilizamos o Ranking Connected Smart Cities, estudo realizado pela Necta e Urban Systems. Para formar o ranking, ele leva em consideração a conectividade existente entre os diversos setores analisados.

O Connected Smart Cities entende que o desenvolvimento apenas ocorre de fato quando a cidade compreende o poder de conectividade entre todos os setores. O ranking leva em consideração 75 indicadores em 11 eixos temáticos investigados.

Conheça os eixos temáticos!

  • Urbanismo;
  • Economia;
  • Educação;
  • Empreendedorismo;
  • Energia;
  • Governança;
  • Mobilidade;
  • Segurança;
  • Meio ambiente;
  • Tecnologia & Inovação;
  • Saúde.

Por isso, investir em um imóvel em uma das cidades bem-avaliadas no ranking é uma proposta segura e até recomendada.

10 melhores cidades para morar no Brasil

Tem coisas que não dá para abrir mão na hora de escolher um novo endereço, serviços de saúde e educação de qualidade são apenas alguns exemplos. Analisando fatores como esse e muito mais, Curitiba, Floripa, São Paulo, Campinas, Brasília, São Caetano do Sul, Vitória, Barueri, Santos e Balneário Camboriú se apresentam como as melhores opções do país.

1. Curitiba (PR)

Vista Aérea Curitiba - PR

Na classificação geral do ranking entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, Curitiba lidera entre as cidades mais conectadas do país. Ela é a capital do estado do Paraná, localizado na região Sul do Brasil.

Curitiba também é o lugar certo para empreender, uma vez que detém o primeiríssimo lugar no ranking no eixo Empreendedorismo, mostrando todo o seu potencial econômico. Já no eixo Tecnologia & Inovação, a cidade ficou com o 2 lugar, com o 11 em Saúde e com o 13 em Mobilidade.

A capital paranaense é a cidade mais sustentável da América latina e conta com muita área verde, com mais de 30 parques e bosques espalhados pela cidade. O local também é conhecido como um dos maiores centros culturais do país.

Do mesmo modo, o transporte público urbano da cidade é um dos mais inovadores e modernos do Brasil, servindo de inspiração para o restante do país!

Mas, se você está pensando em se mudar para lá, é melhor se preparar para o frio, já que, devido à sua altitude, ela é uma das capitais mais frias do Brasil.

Se você está pensando em investir em apartamentos em Curitiba, não à toa a cidade tem um dos metros quadrados imobiliários mais caros do país, junto com Barueri (SP), Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC) e outras.

2. Florianópolis (SC)

Ponte Hercílio Luz, Florianópolis - SC

Florianópolis é a capital de Santa Catarina e, também, um dos melhores lugares para se residir no Brasil. Ela é a mistura perfeita entre cidade grande e natureza, oferecendo todos os benefícios de uma metrópole, com o bônus de oferecer praias lindas em cada canto da ilha.

No ranking geral, a cidade ficou com o 2º lugar no Eixo Empreendedorismo, 3º lugar em Segurança, 4º em Mobilidade, 6º em Saúde e Tecnologia & Inovação e 10º no Eixo Economia. Além disso, se você não quiser viver perto do agito do Centro, pode escolher entre as 42 praias da capital.

3. São Paulo (SP)

Vista Aérea Avenida Paulista, São Paulo, SP

São Paulo é a capital do estado de São Paulo, a maior cidade da América Latina e, também, a capital financeira do país. Localizada no sudoeste do Brasil, a cidade pode ser vista por muitos como perigosa e, assim como outras grandes metrópoles, realmente pode ser.

Porém, olhando pela perspectiva da quantidade de oportunidades, empregos e acesso aos melhores serviços do país, ela surpreende seus moradores. Além de deter o 1º lugar no Eixo Economia e, também, Mobilidade no Ranking Connected Cities.

4. Campinas (SP)

Campinas, SP

Campinas está localizada na região Noroeste de São Paulo, a um pouco mais de 95 km da capital. A cidade é o terceiro município mais populoso de SP e, mesmo assim, apresenta boa qualidade de vida. No Ranking Connected Cities, se destaca nos seguintes eixos!

  • Economia (3º colocada);
  • Educação (5º colocada);
  • Tecnologia & Inovação (5º colocada);
  • Empreendedorismo (6º colocado).

Campinas apresenta uma economia aquecida, com geração de empregos e educação de qualidade, com destaque para o ensino superior!

5. Brasília (DF)

Vista área Catedral de Brasília, DF

Brasília é a capital do Distrito Federal e também do Brasil. Está localizada no centro-oeste do país e, com cerca de 3 milhões de habitantes, é a terceira cidade brasileira mais populosa. Por conta do Planalto Central, a capital federal foi considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Quando o assunto é moradia de qualidade, as vantagens ficam por conta da Mobilidade (10º posição), Empreendedorismo (12º lugar) e Tecnologia & Inovação (15º lugar).

6. São Caetano do Sul (SP)

Vista aérea São Caetano do Sul, SP

Entre todos os lugares citados na pesquisa, São Caetano do Sul, na microrregião de São Paulo, é a cidade mais segura do país, além de deter o primeiríssimo lugar no eixo Educação. Conta também com a 4º posição no eixo Governança e o 9º lugar no eixo Economia.

O município é vizinho da capital paulista e tem cerca de 162 mil habitantes, sendo uma das cidades mais lembradas quando o assunto é qualidade de vida. Um exemplo disso são os seus índices de longevidade, que são um dos melhores do Brasil.

7. Vitória (ES)

Vista aérea ponte de Vitória, ES

Vitória é a capital do Espírito Santo e, como SP, também está localizada na região sudoeste do país. Ela tem 370 mil habitantes e uma geografia repleta de ilhas, enseadas, encostas, mangues, praias e construções históricas.

No ranking, a capital capixaba ficou com o 2º lugar entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes e 7º posição no ranking geral, ocupando o 4º lugar no eixo Saúde e 7º no eixo Educação. Assim como outras cidades litorâneas, a qualidade de vida do município é potencializada pelo fácil acesso à natureza.

Curiosidade: ela é uma das três ilhas-capitais do Brasil, ao lado de São Luís, no Maranhão, e Florianópolis, em Santa Catarina.

8. Barueri (SP)

Barueri, SP

Barueri está localizada a 26 km da capital paulista, na região metropolitana da Grande São Paulo. Com pouco mais de 240 mil habitantes, posiciona-se bem no ranking das melhores cidades para se viver no país.

Agora, falando um pouquinho do local em si, o município está recheado de indústrias, comércios e prestadores de serviço, oferecendo também grandes oportunidades de negócio e investimento. Não é à toa que a cidade é uma das maiores economias do país, ocupando o 2º lugar no ranking.

Já no que diz respeito à educação, Barueri ocupa o 3º lugar geral, mostrando a eficiência dos serviços públicos e privados ofertados. A mobilidade urbana da cidade também não fica para trás, sendo a 8º colocada na pesquisa.

9. Santos (SP)

Orla de Santos, SP

Santos é uma cidade portuária do litoral paulista, localizada na região metropolitana da baixada santista, tem o maior porto da América Latina, responsável por fazer a roda da economia da cidade rodar. Ela é o município litorâneo mais populoso de São Paulo, com bons índices de qualidade de vida.

Número 1 no eixo Urbanismo e número 2 no eixo Meio Ambiente, afinal, a preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista é uma preocupação dos departamentos de meio ambiente da cidade, em conjunto com universidades e programas de iniciação científica.

Com destaque para os Jardins da Orla de Santos que formam o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo, com 5 mil metros de comprimento, exibindo longos gramados, alamedas de palmeiras e 19 espécies de arbustos isolados.

10. Balneário Camboriú (SC)

Vista aérea da ponta norte de Balneário Camboriú, SC

Por fim, temos a imponente Balneário Camboriú! Com uma população de quase 146 mil habitantes, o município é majoritariamente turístico, já que durante a temporada de verão o número de visitantes ultrapassa a cada do milhão. A cidade é conhecida pela grande quantidade de arranha-céus e pontos turísticos, como o Parque Unipraias e a Roda Gigante de BC.

Mas não é apenas de grandes empreendimentos e luxuosos apartamentos em Balneário Camboriú que o município se destaca. A cidade reúne diversos atributos naturais e expira qualidade de vida por todos os cantos.

Se colocássemos a qualidade de vida da cidade catarinense em números, segundo dados do ranking Connected Smart Cities, teríamos:

  • 1º lugar no quesito Meio Ambiente;
  • 1º lugar em Governança;
  • 2º posição em saúde;
  • 2º posição em Mobilidade;
  • 6º colocação em Urbanismo e;
  • 8º colocação em Segurança.

Com esses números, BC está em 10º posição no ranking geral das melhores cidades para se viver no Brasil, com o “plus” de poder usufruir de tudo isso com a possibilidade de caminhar na praia pela manhã!

Por isso, ela pode ser considerada uma das melhores cidades de praia para morar no Brasil, sem dúvidas!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *