Ação faz parte do Setembro Verde e chama a atenção para as pessoas informarem seus familiares sobre a vontade de serem doadoras
Acontece neste dia 28 de setembro, a partir das 9h, na avenida das Esmeraldas (saída defronte à Praça da Emdurb – Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), a 6ª Caminhada pela Doação de Órgãos, fazendo parte da programação do Setembro Verde da Santa Casa de Marília. A atividade estará sendo realizada dentro do Domingo da Família, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Quinze minutos antes da saída da caminhada, professores da academia Skyfit estarão fazendo o aquecimento com atividade de dança junto aos participantes do evento.
No dia 8 de setembro, foi realizada a abertura do Setembro Verde na Santa Casa de Marília, no salão de reuniões da instituição. Depoimentos de transplantados de rim e fígado emocionaram os presentes.

A coordenadora da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Marília, Marisa Stradioto, destacou que a principal mensagem da campanha este ano é informar os seus familiares de que são doadoras de órgãos. “Esta atitude muito simples é fundamental para o nosso trabalho e facilita no momento da abordagem dos profissionais”.

Profissionais da CIHDOTT também promovem palestras na Sexta Show do Yara Clube durante este mês de setembro, com informações importantes sobre a captação de doadores e de transplantes de órgãos.
Explanações com as profissionais da CIHDOTT da Santa Casa de Marília também foram realizadas na escola estadual Baltazar de Godoy Moreira, no bairro Somenzari, zona oeste da cidade e na Fatec (Faculdade de Tecnologia) Marília “Estudante Rafael Almeida Camarinha”.
Os prédios da avenida Vicente Ferreira e do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” estão iluminados na cor verde em alusão à campanha durante todo o mês de setembro.
A Santa Casa de Marília realiza importante trabalho na captação de doadores, através da CIHDOTT, que faz um trabalho integrado com equipe multiprofissional e setores estratégicos do hospital neste processo, seguindo as diretrizes da OPO (Organização de Procura de Órgãos) e da Central de Transplantes, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde.

Somente nos oito primeiros meses de 2025, a Santa Casa de Marília realizou mais captações de órgãos que no ano passado. Foram 26 captações este ano e 20 em 2024.
O hospital é um dos mais tradicionais centros de transplantes renais do interior de São Paulo, sendo que o primeiro procedimento do gênero já foi realizado há mais de 40 anos. Há dois anos, a Santa Casa de Marília também iniciou os transplantes de fígado, após processo de três anos para o credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Quatro transplantes de rim e dois transplantes de fígados foram realizados, de janeiro a agosto de 2025, na Santa Casa de Marília. Em todo ano de 2024, foram 12 transplantes de rim e cinco transplantes de fígado.