A equipe de fisioterapia do HBU (Hospital Beneficente Unimar) foi homenageada pelo Crefito-3 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região), em razão da atuação destes profissionais durante a pandemia de covid-19. A entrega das moções ocorreu no anfiteatro da Unimar (Universidade de Marília), sendo que o evento contou com a presença de profissionais de toda a região.
A supervisora de fisioterapia do HBU, Mariana Cristina da Silva Almeida, lembrou que durante a pandemia a atuação dos profissionais foi bastante intensa. Cerca de 70 pessoas trabalharam com os pacientes da covid e de outras enfermidades. “O número de pessoas internadas era grande e o fato de a doença ainda ser desconhecida, naquela ocasião, trouxe mais angústia, medo e exigiu mais dos fisioterapeutas”, lembrou Mariana.
Ela destacou ainda que a equipe ficou na linha de frente, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em apoio à ventilação mecânica, invasiva e não invasiva. “A equipe teve um grande peso na recuperação dos pacientes. Todos os profissionais de saúde atuaram com empenho, dedicação, profissionalismo e amor ao próximo. E com os fisioterapeutas isso não foi diferente”, analisou.
Mariana apontou ainda que viveu toda essa situação de perto. Viu com tristeza muitos pacientes partirem, mas também teve os momentos de alegria, com aqueles que voltaram para casa, após se recuperarem. “Esses profissionais deixaram suas casas, suas famílias, para estarem no hospital. Então acho que nada mais justo e mais gostoso do que receber uma homenagem como essa”, afirmou.
O objetivo dos profissionais da fisioterapia era devolver a qualidade de vida aos pacientes, para que eles pudessem voltar às suas famílias o mais próximo possível de como eles chegaram para serem internados. Mariana ressaltou que a homenagem foi um momento de fazer uma reflexão sobre o trabalho, aquele momento vivido por todos. “E a homenagem a esses profissionais que sofreram junto com seus pacientes, longe de suas famílias, é muito gratificante”, disse.
Os fisioterapeutas têm importante atuação nos hospitais. Eles atuam nas UTIs, promovendo a recuperação respiratória, motora, também na UTI Neonatal, pediatria, reabilitação na UCP (Unidade de Cuidados Prolongados), ortopedia e nos momentos pré e pós-operatórios.