Representantes do Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília participaram de audiência pública na Câmara dos Deputados, no último dia 23 de abril e do Fórum Global, no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília-DF, nestes dias 24 e 25 de abril.
A audiência pública na Câmara Federal foi realizada pela Comissão Especial de Combate ao Câncer, presidida pelo deputado federal Weliton Prado (Solidariedade) e contou com unidades de tratamento de câncer de todo o País.
Em suas explanações, a coordenadora assistencial do Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília, médica Lia Rachel Gáspari, destacou a importância do trabalho desenvolvido junto às unidades de atendimento. “Tenho 20 anos de Oncologia. É uma das primeiras vezes que a gente vê a visita in loco em nossas unidades para entender a nossa realidade, saber o que está acontecendo na ponta. Porque a política, em si, às vezes é muito bonita, mas a prática não é o que a gente espera. Hoje representamos as Unacons (Unidades de Alta Complexidade de Oncologia) da Santa Casa de Marília e do Hospital Regional de Assis. Vemos as dificuldades de trabalho no sistema público por conta da burocracia. Têm coisas que a gente precisa melhorar para que tudo possa acontecer da forma mais ágil, fácil e adequada aos pacientes. Quero parabenizar (a comissão) por esta visão dentro da Oncologia e reforçar a importância da prevenção primária, pois a mudança de hábitos não impacta só no câncer, mais na obesidade, no diabetes e na hipertensão, com a redução de gastos de saúde pública, implementando assim estes valores que vão trazer mais retorno para a nossa população. Acredito que este seja o caminho certo. Só queremos ver as coisas acontecendo. É o que a gente quer”, disse ela, que esteve nos eventos ao lado do coordenador administrativo do Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília, Elton Turola.
“As visitas foram fundamentais. Quero agradecer todos os Cacons (Centros de Alta Complexidade de Oncologia) e Unacons, que abriram as portas para nós. As contribuições foram riquíssimas. São muitas informações, que nem o Ministério da Saúde dispõe. Queremos através da comissão ceder estas informações ao MS e demais entidades e instituições. O Instituto Lado a Lado pela Vida coordenou todo este trabalho, importante para a elaboração de projeto de lei que nós apresentamos e que muda a realidade do financiamento do tratamento do câncer no Brasil”, disse o deputado federal Weliton Prado (Solidariedade).
Fórum Global 2024
Em 2024, aconteceu a terceira edição especial do Fórum Global, que nasceu da necessidade de se realizar discussões mais pontuais sobre grandes temas que impactam a saúde no País. Neste ano, o tema que guiou os debates do evento foi “A Implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer”.
Nos dias 24 e 25 de abril, o Fórum Global, no CICB, avaliou as ações de implementação da Lei 14.758/2023, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Brasil, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
Na oportunidade, estiveram reunidos representantes de Cacons e Unacons, Inca (Instituto Nacional do Câncer), Ministério da Saúde, sociedades médicas e especialistas para discutir e debater os desafios, caminhos e soluções para a implementação da nova política nacional do câncer de forma efetiva no Brasil.
De acordo com a organização do evento, “a Oncologia vive um momento ímpar onde a prioridade agora, com o sancionamento da lei em dezembro de 2023, é a sua plena implementação”.
O Fórum Global também trouxe dados e estudos acerca da realidade do câncer no País para ajudar a nortear os profissionais, no sentido de avançar nesta importante política de saúde pública. Com esta contribuição, os pacientes com câncer poderão ter, na prática, uma lei que funcione e seja efetiva em sua jornada de enfrentamento do câncer.