A unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Marília reuniu, nos dias 02 e 03 de outubro, grandes especialistas da área de alimentação, para ministrar minicursos e palestras para alunos e profissionais da área no 8º Fatecal – Simpósio de Tecnologia de Alimentos. Evento teve apresentações em salão do Sun Valley Marília By Atlantica e na própria sede da faculdade, na avenida Castro Alves.
Segundo a professora doutora Anna Cláudia Sahade Brunatti Abrão, nutricionista docente da Fatec Marília, a proposta do simpósio é oferecer aos alunos e profissionais da área a oportunidade de conhecer a realidade do mercado de trabalho e se atualizar em relação as atualizações tecnológicas do segmento. “É um momento ímpar, pois discutimos temas atuais, como a inteligência artificial, e oportunizamos aos alunos a chance de conhecer profissionais que são referência na área”, destacou.
Segundo Anna Cláudia, outro momento relevante para os participantes, é a presença de egressos da Fatec Marília, que hoje estão atuando em grandes empresas da área de alimentação. “Estes ex-alunos relatam como conquistaram espaço no mercado de trabalho e a importância da Fatec, na sua formação e qualificação profissional”, ressaltou.
Agenda de minicursos e palestras
A abertura solene do 8º Fatecal foi realizada pela professora doutora Cláudia Cristina Nicolau, diretora da Fatec Marília. Ela destacou a felicidade em receber os participantes, alunos e profissionais, que estão em busca do conhecimento. Cláudia ressaltou ainda a importância do Simpósio, na discussão de questões importantes da atualidade. A mesa foi composta ainda pela coordenadora do curso de alimentos, professora Adriana Ragassi Fiorini.
Em seguida, às 8h30, houve a palestra de Richard Adriano, do RH da Jazam de Pompeia. Ele abordou o tema “A revolução do RH: Tecnologia e Inovação no gerenciamento de talentos”. Às 10h, foi a vez da MSC (Mestre em Ciências), Francielli D’Carlos, consultora da Safer Food. A mineira de Formiga (MG) abordou “A importância da consultoria na produção de alimentos seguros e desenvolvimentoi de pequenos e médios produtores”.
A manhã do primeiro contou ainda, às 11h, com a palestra “Transformação digital e a inovação na indústria de alimentos”, apresentada por João Francisco Teixeira, do Senai (Serviço Nacional da Indústria).
Minicursos na Fatec
A tarde do primeiro dia contou ainda com dois minucursos simultâneos, no período das 14h às 17h, realizados na sede da Fatec Marília. O doutor Renato Grimaldi, da Unicamp (Universidade de Campinas), apresentou o curso “Da matéria primea ao produto formulado: novas tendências e desafios tecnológicos”, enquanto Franciele D’Carlos ensinou sobre “Estruturando a carreira na consultoria de alimentos”.
A noite do primeiro dia contou, às 19h, com a palestra de Laurence Bortinhon, do SIG Group, que abordou o tema “Embalagens assépticas – tipos, processos, evanse e curiosidades de embalagens diversas”. Na sequência, às 20h, foi a vez do doutor Renato Grimaldi, da Unicamp, falar sobre a “Evolução do mercado atual das gorduras – em busca da saudabilidade”. Encerrando o primeiro dia, às 21h, o gerente de Inovação Confectionery da Nestlé Brasil, engenheiro João Roberto Piovesana Ramalho, abordou o tema “Do cacau ao chocolate, uma jornada de transformação”.
Mais conhecimento e formação
No segundo dia do 8º Fatecal (03/10), os participantes tiveram a oportunidade de debater questões ligadas a fake news (notícias falsas) em uma Mesa Redonda, a partir da 8h. O tema abordado foi “Alimentação em debate: Fake News, processados e rotulagem – o que precisamos saber?”. Em seguida, por volta das 9h, Sandro Fonseca, da Biotec, apresentou o tema “Origens e curiosidades tecnológicas na produção de biscoitos”.
A manhã de quinta-feira contou ainda, por volta das 10h30, com a palestra apresentada pela doutora Michele Harumi Omura, da Integralmédica. O tema de sua palestra foi “Suplementos alimentares no contexto atual: fundamentos, mercado e o papel da integralmédica”.
Treinamentos na Fatec
Seguindo a agenda de minicursos, a unidade da Fatec de Marília proporcionou a realização de dois minicursos no segundo dia. Entre 14h e 17h, foi apresentado o “Curto circuito de cafés”, pelas doutoras Renata Bonini e Cláudia Dorta, ambas da Fatec Marília. Em outra sala, o técnico Sandro Fonseca, da Biotec, apresentou o minicurso “Análises para farinha de biscoitos 56-11-02.
À noite, as palestras prosseguiram no Sun Valley By Atlantida. Entre 19h e 20h, a doutora Thamires Maria Simões da Silva, da Prozyn, apresentou o tema “Tenologia e aplicação de ensimas na indústria de alimentos”. Em seguida, às 20h, a doutora Cleldiane Samara Murari, da Femsa Brasil, apresentou o tema “Inteligência Artificial e Biotecnologiacomo ferramentes de controle de qualidade microbiológico na indústria de alimentos”. Fechando a noite, às 21h, foi a vez de Fernando Orsi, da BRF, apresentar “A importância da rastreabilidade na cadeia produtiva e credibilidade junto aos nossos clientes”.
Coordenadora do curso, Adriana Ragassi Fiorini