Acontece de domingo (02/07) até quarta-feira (05/07), em Brasília, a 17ª CNS (Conferência Nacional da Saúde). Evento prevê a participação de mais de seis mil pessoas de 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Esta é a última etapa do evento, que teve início em nível regional e a segunda fase estadual.
A ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU (Hospital Beneficente Unimar), mantenedora do HBU (Hospital Beneficente Unimar) tem uma representante na conferência. Doutora Maria Elizabeth S. H. Corrêa foi escolhida, juntamente com a superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, foi escolhida na fase regional para representar a região nas etapas seguintes da conferência.
A conferência é um grande espaço democrático, pois conta com a participação da sociedade civil e representantes do governo. Isso faz com que seja visto como o maior encontro de participação social do Brasil. Os objetivos das Conferências Nacionais são avaliar a situação de saúde e formular diretrizes que irão embasar ações e a elaboração e implementação de políticas públicas para o setor, no âmbito municipal, estadual e federal, para melhorar a qualidade dos serviços de saúde resultando em vida de qualidade para toda a população brasileira.
A primeira conferência nacional de saúde ocorreu em 1941 (vide linha do tempo abaixo), cumprindo seu papel de ser um instrumento para a construção do sistema público de saúde. A 17ª CNS é organizada pelo Ministério da Saúde e pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde) e será coordenada pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto, e presidida pelo ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Tem como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, que se desdobra em cinco eixos temáticos: O Brasil que temos; O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
O debate se dará em 48 grupos de trabalho e serão votadas duas mil diretrizes e propostas que foram elaboradas nas conferências municipais e estaduais de saúde, além de conferências livres e distritais.
Delegados eleitos
No dia 13 de junho o Diário Oficial do Estado de SP homologou os delegados que representam o Estado na 17ª Conferência Nacional de Saúde. No DRS9 (Departamento Regional de Saúde IX – Marília) foram eleitos 16 delegados, sendo oito representantes dos usuários dos serviços de saúde, quatro representantes do segmento dos trabalhadores de serviços de saúde e quatro representando o segmento gestores/prestadores de serviço.
Nesse último segmento destaque para a presença da doutora Maria Elizabeth S H Correa, da diretoria da ABHU – Marília que estará presente na 17ª CNS. A profissional enfatiza a importância da participação da ABHU em todas as etapas, desde a plenária de saúde do município de Marília, a macrorregional, a Conferência Estadual e agora na Conferência Nacional.
Esse fato mostra a importância que a ABHU dá à participação, à construção conjunta de pautas para a saúde, a disponibilidade de estabelecer parcerias com os trabalhadores e usuários, exercendo seu papel no controle social. “Quem dera que nas próximas conferências mais gestores e prestadores de serviços se integrem ao movimento de construir uma saúde mais justa, de qualidade para todos nós. Temos a certeza que os 16 delegados que representam o DRS9 – Marília cumprirão seu papel com distinção. Lembro ainda que a presidente do Conselho Municipal da Saúde de Marília a senhora Tereza Aparecida Machado foi a coordenadora da Conferencia Estadual de Saúde e participa da organização da CNS; ou seja, a região de Marília está brilhantemente representada”, destacou doutora Elizabeth.