Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

‘Queimada Zero – Vamos Apagar Esse Perigo’ apresenta às crianças da rede municipal o bombeirinho ‘Borbinha’, personagem que alerta sobre os riscos do fogo

A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio das Secretarias Municipais da Educação e da Administração e da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, e o 10º Grupamento de Bombeiros de Marília desenvolve campanha de prevenção a incêndios, ‘Queimada Zero – Vamos Apagar Esse Perigo’. Palestras e visitas às escolas da rede municipal de Educação levam aos professores, estudantes e toda comunidade escolar a cartilha que traz o personagem ‘Borbinha’.

‘Ei, amiguinho (a)! Sou o Borbinha e conto com você para combater esse problema que destrói a natureza, a nossa saúde e pode causar acidentes graves. Vem comigo nessa missão!’, avisa o ‘Borbinha’ logo na capa da publicação. As Secretarias Municipais da Educação e da Administração, em acordo com a supervisão de ensino das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) estabeleceram encontros do representante da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Adilson Simão, diretor da Vigilância Patrimonial, para a divulgação da cartilha ‘Queimada Zero’ e para o trabalho de conscientização dos estudantes sobre o período da estiagem. “Neste tempo seco, os incêndios tendem a ser mais frequentes também. Portanto, precisamos alertar as crianças sobre os problemas do fogo e seu perigo”, salientou Simão. As crianças, conforme ele observou, são essenciais para a multiplicação de informações preventivas aos pais.

O trabalho de apresentação do personagem Borbinha e a entrega da cartilha ‘Queimada Zero’ contam com encontros voltados aos estudantes de Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) das turmas do Infantil II, com as presenças de bombeiros do 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros, incluindo também visitas ao quartel dos bombeiros – quando são realizadas as atividades do projeto Brasinha. Já nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) participam os estudantes do 4º ano das unidades de tempo integral. As Emefs recebem visitas planejadas do programa ‘Bombeiros na Escola’. O objetivo do trabalho é despertar o interesse das crianças para a importância de preservar o meio ambiente de uma maneira que seja compreensível e inspiradora. A educação ambiental, desde cedo, pode criar uma base sólida para a consciência ambiental ao longo da vida. Conscientizar crianças sobre as queimadas é de extrema importância por várias razões e, tais esforços, têm impactos significativos no presente e no futuro.

A conscientização precoce sobre as queimadas não apenas protege o meio ambiente, de modo imediato, mas também contribui para a formação de uma geração mais preocupada com a sustentabilidade e o bem-estar do planeta. Este modelo de educação é, na verdade, um investimento no futuro da saúde da Terra e das gerações que a herdarão.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *