Carlos Bitencourt e José Augusto Gomes, ambos da associação comercial, falam sobre campanha de recuperação de crédito
Publicado em 07/11/2025 – 09:25
As 19 associações comerciais da região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, filiadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizarão no período de 10 à 29 de novembro, uma campanha se sensibilização junto aos comerciantes em geral, para que facilitem a recuperação de créditos, com consumidores que estão com pendência financeira na loja. Segundo o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, e vice-presidente da Facesp, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, a proposta é aumentar o número de consumidores para as vendas na “Black Friday” este mês e no Natal no mês que vem. “Existem alguns consumidores que estão com restrição de crédito, por falta de um diálogo direto com o credor que pode facilitar para vender mais”, disse o dirigente ao lembrar do pagamento da primeira parcela do 13º salário que normalmente é pago pelas empresas na segunda quinzena de novembro.
Carlos Francisco Bitencourt Jorge explica que esta campanha em conjunto envolve as associações comerciais das cidades de: Assis, Quatá, Maracai, Paraguaçu Paulista, Palmital, Candido Mota, Garça, Tarumã, Echaporã, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Bernardino de Campos, Chavantes, Tupã, Bastos, Pompeia, Parapuã, Rinópolis e Marília. “Decidimos fazer em conjunto para otimizar a campanha em si, e fortalecer a ideia de uma negociação mais fácil entre devedores e credores”, disse o dirigente ao apresentar o material da campanha que leva a assinatura da Região Administrativa de número 15, da Facesp, que envolve as 19 associações comerciais da região. “Dessa forma queremos atingir os comerciantes para que eles demonstrem o interesse em um acerto do débito existente”, falou. “E ao mesmo tempo queremos que o consumidor tenha a iniciativa de procurar o lojista credor para uma conversa mais tranquila, para se chegar num acerto”, explicou.
De acordo com o superintendente da associação comercial de Marília, José Augusto Gomes, a ideia é excelente para estimular as vendas para este período do ano que é o melhor para o Varejo: “Black Friday” e Natal. “Muitas vezes uma conversa simples resolve o problema”, acredita o dirigente com quase 50 anos de experiência no varejo. “A partir do momento que o lojista mostra a intenção de conversar, o consumidor pode se sentir mais à vontade para uma proposta mais adequada”, comentou. “Cada acordo é uma possibilidade de venda”, defende José Augusto Gomes, que já promoveu campanhas neste sentido em outras épocas. “E sempre deu certo”, defendeu ao procurar mostrar ao lojista que muitas vezes multas e juros são entraves. “O comerciante já perdeu o cliente e o produto, a partir da inadimplência”, mostrou. “No momento que é feito um novo acordo, ele recupera o produto e ganha um novo cliente”, acredita.
O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília sugere a utilização das mídias sociais como forma de mostrar a intenção do lojista de um acordo e estimular o consumidor a zerar o débito. “Hoje em dia as mídias sociais atingem o consumidor de forma direta, porém, nunca devemos nos esquecer das mídias tradicionais, afinal, uma fortalece a outra”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao conversar com diretores executivos e presidentes das demais associações comerciais da região centro-oeste paulista que também realizarão a campanha que começa na próxima segunda-feira. “Sinalizar a possibilidade de um novo acordo na própria loja também é importante”, acrescentou o dirigente de Marília, que também acredita no sucesso desta campanha relâmpago.




