Acontece nesta quarta-feira, dia 22, a partir das 19 horas, no Espaço Connect, da Associação Comercial e de Inovação de Marília, um debate dos mais oportunos, envolvendo profissionais especializados que debaterão sobre “Os impactos da Reforma Tributária”, com as participações de Luis Eduardo Barbieri, Sérgio Canevari e Rogério Paiva, com a mediação de Enéas Hamilton Silva Neto.
“Uma excelente oportunidade para que possamos esclarecer sobre esta questão da Reforma Tributária em nossas vidas pessoais e profissionais”, disse o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao promover o evento na sede da entidade. “Muito se fala, mas pouco se sabe sobre o assunto”, disse o dirigente ao lembrar que esta é uma questão que envolverá comportamentos pessoais e empresariais. “Daí a importante do encontro”, justificou.
Luis Eduardo Barbieri é advogado e sócio da BCP Consultoria Tributária, Aduaneira e Empresarial, enquanto que Sérgio Canevari é contador, consultor com atuação na Delegacia da Receita Federal do Brasil, e Rogério Paiva é especializado como advogado tributarista. Eneas Hamilton Silva Neto, é advogado na Associação Comercial e de Inovação de Marília e será o mediador entre os três expositores.
“Dr. Barbieri foi auditor fiscal da Receita Federal por 30 anos”, destacou o Profissional do Direito da associação comercial. “Durante esses 30 anos ele foi designado Conselheiro Titular no CARF-MF por 12 anos”, acrescentou o mediador do debate. “Já o Dr. Canevari ocupou o cargo, em Marília, como auditor fiscal e exerceu as funções de chefe de fiscalização e de Delegado-Adjunto”, apontou.
As vagas são limitadas, e será preciso efetuar a inscrição de forma antecipada através do endereço eletrônico na Internet, afinal existem poucas vagas. O “link” é: https://forms.gle/eXmQyXcXcYCTWFcw7. “O evento é gratuito e está aberto a qualquer interessado”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge que acredita num bom número de participantes, afinal, tanto o Congresso como o Senado Federal estão discutindo o assunto há tempos e as reformas deverão acontecer cedo ou tarde. “Um assunto que envolverá a todos, e por isso, é preciso compreender o que está acontecendo e o que vai mudar em nossas vidas”, acrescentou o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, que também acredita num bom número de participantes em razão de ser um assunto bem atual.
De acordo com o dirigente da associação comercial mariliense a Reforma Tributária tem como objetivo propor um sistema tributário mais transparente, simplificando o processo de arrecadação sobre a produção e a comercialização de bens e a prestação de serviços. “Uma das principais desvantagens da reforma é que os resultados de efeitos práticos serão observados em longo prazo”, disse José Augusto Gomes ao fazer o alerta para o setor empresarial.
“Isso ocorre porque a reforma é complexa e requer mudanças significativas na legislação e na regulamentação tributária”, completou o superintendente da associação comercial. “O maior benefício a partir da Reforma Tributária seria a simplificação da cadeia tributária, o que faria com que as empresas gastassem menos tempo e dinheiro”, opinou. “Isso daria mais competitividade aos setores econômicos do País diante do mercado Exterior”, frisou José Augusto Gomes.