Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

Exibições acontecem das 18h deste dia 16 de junho até as 18h de domingo, dia 18

O projeto Pontos MIS exibe nesta sexta-feira, dia 16 de junho, a partir das 18 horas, de forma online, o documentário “Flávio Rangel – o teatro na palma da mão” (direção Paola Prestes – Brasil, 2009, 91 min, livre), lançado em 2009 durante a Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. O filme aborda a vida e a obra de um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro, Flávio Rangel (1934-1988). Participa da conversa a diretora e roteirista do filme, Paola Prestes, com mediação pela diretora e roteirista, Giuliana Monteiro.    O documentário pode ser assistido pelo link https://vimeo.com/showcase/sessao-bate-papo-de-cinema-pontos-mis,   a partir das 18h desta sexta-feira, dia 16, até as 18 horas de domingo, dia 18. A roda de conversa acontecer no canal oficial do MIS no YouTube.

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes acompanhados de debate, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema e jornalistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades sobre a produção.  Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som, que em Marília conta com parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.

Sobre o filme

‘Flávio Rangel – o teatro na palma da mão’, o filme aborda a trajetória de um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro, Flávio Rangel. Ao lado de Antunes Filho, Antônio Abujamra, Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, Zé Renato e José Celso Martinez Corrêa, ele integrou a primeira geração de diretores e autores de teatro, que, ao romper com um modelo de encenação europeu, predominante nos palcos brasileiros, passaram a criar uma dramaturgia genuinamente nacional a partir do final dos anos 1950. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro, como “Gimba”, “O pagador de promessas”, “Liberdade liberdade”, “O santo inquérito”, “Piaf”, “Amadeus” e “Cyrano de Bergerac”. No documentário, a história de três décadas do teatro brasileiro é contada por aqueles e aquelas que a viveram, como Bibi Ferreira, Maria Della Costa, Cleyde Yáconis, Gianni Ratto, Zé Renato, Paulo Autran, Antônio Fagundes, Nathália Timberg, Ferreira Gullar, e outros grandes nomes do teatro nacional. 

Sobre a convidada

Paola Prestes é cineasta, documentarista, roteirista e dramaturga de São Paulo. Com formação em artes visuais e cinema, tem doutorado em cinema pela ECA-USP. À frente da Serena Filmes, dirigiu e produziu os documentários de longa-metragem, ‘Flávio Rangel – O teatro na palma da mão’ (2009) e ‘Massao Ohno – Poesia presente’ (2015), além de curtas experimentais e vídeos para instituições culturais e agências de comunicação. Trabalhou como roteirista da Rede Globo e professora visitante de cinema documentário nos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Armando Alvares Penteado, além de ter dado oficinas e palestras no Sesc, Senac e no MIS de São Paulo. Integra hoje a diretoria da Apaci (Associação Paulista de Cineastas), onde atua em prol de políticas públicas para o audiovisual e cinema independente no âmbito municipal, e é co-curadora da Mostra Apacine Bijou. Estreou como dramaturga com o Grupo Tapa, sendo indicada ao Prêmio Shell 2023 de Melhor Dramaturgia pelo texto “Bata antes de entrar”. Seu segundo texto dramático, “Sábias palavras de um chihuahua”, será publicado e lançado em julho de 2023.

Sobre a mediadora
  
Giuliana Monteiro é roteirista e diretora, mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova York Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente trabalha em dois filmes: o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para livramento”, que tem o apoio do Fundo Spike Lee para desenvolvimento e da Fundação San Francisco Film Society e, também, na finalização do longa-metragem documental “Bento”.  

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *