Trabalho desenvolvido na Escola Estadual ‘Professor Edson Vianei Alves’ foi apresentado durante a Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo
Segue em exibição a exposição ‘Aquaponia’, montada na vitrine da Biblioteca Municipal ‘João Mesquita Valença’, de Marília. A exposição apresenta uma técnica fascinante que combina aquicultura e hidroponia para o cultivo sustentável de plantas e peixes, oferecendo informações sobre o cultivo de alimentos de forma ecologicamente responsável.
O Projeto Aquaponia é desenvolvido na Escola Estadual ‘Professor Edson Vianei Alves’ desde o ano de 2022, sob a supervisão dos professores Valmir Porfirio e Dimas Rocha e teve como objetivo inicial incentivar os estudantes a aprender uma técnica inovadora de produzir alimentos saudáveis de forma sustentável. A proposta atrelou a teoria com a prática. Os estudantes envolvidos são Bruno Magalhães, Isabela Miorim, Guilherme Henrique Braga Silva e Ana Cláudia Vasconcelos, que atualmente cursam o 3º ano do Ensino Médio.
Durante o projeto, os estudantes foram conscientizados sobre a sustentabilidade ambiental, criando a prática de cooperação, ganhando experiência e preparação acadêmica, aprendendo a cultivar alimentos com uma quantidade mínima de água, sem desperdício e uma produção rápida. A aquaponia tem baixo consumo de água, 90% a menos que a agricultura tradicional, e não utiliza fertilizantes sintéticos. Pode-se implantar em pequenos espaços e até mesmo em grande escala.
“O Projeto Aquaponia está sendo apresentado na Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo, tendo sido escolhido pela Diretoria Regional de Ensino de Marília para representar toda a nossa região”, relatou o professor Valmir Porfirio, que ministra a disciplina de química e é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto com os alunos. A exposição segue para visitação na vitrine da Biblioteca até o próximo dia 31 de janeiro com entrada gratuita.
Exposição ‘Aquaponia’ – até 31 de janeiro
Biblioteca Municipal ‘João Mesquita Valença’
Rua São Luiz, nº 1.295, centro
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Entrada gratuita