Estagiárias de Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pernambuco trabalharão com a AJ5 Eco Sports, ASG Motorsport, Boessio Competições, D+ Motorsport, Iveco Usual Racing, PP Fernandes, R9 Competições e Tiger Team
Publicado em 17/09/2025 – 09:35
Pelo terceiro ano consecutivo a Copa Truck receberá o FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports. Sete estudantes de engenharia e uma de jornalismo, uma engenheira e uma jornalista participarão da quarta edição desse estágio em 2025, na etapa que será realizada no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), de 19 a 21 de setembro.

Em 2024, Anna Júlia Rodrigues Gouvea em ação na Kleber Eletric (Claudinéa Guatura)
Elas vêm dos estados de Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. E atuarão nas áreas de engenharia e de mecânica das equipes AJ5 Eco Sports, ASG Motorsport, Boessio Competições, D+ Motorsport, Iveco Usual Racing, PP Fernandes, R9 Competições e Tiger Team. Já as estagiárias da área de comunicação farão a cobertura do próprio estágio para o perfil da CFA (Comissão Nacional Feminina de Automobilismo) no Instagram.

Em 2024, Laura Domingues em ação na R9 Competições (Gabrielle Tiepolo/CFA)
“As equipes da Copa Truck têm uma receptividade incrível. E sabem usar muito bem a mão de obra das estagiárias, dão oportunidades para elas trabalharem, deixam que botem a mão na massa de fato. É um estágio pesadão, muito bom para todos”, diz Rachel Loh, integrante da CFA (Comissão Nacional de Automobilismo Feminino) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e coordenadora dos estágios, além de engenheira da ASG Motorsport – equipe com que Bia corre – na categoria.

Em 2024, Laura Domingues em ação na R9 Competições (Gabrielle Tiepolo/CFA)
Nos estágios de 2025, ela vem tendo o apoio de Erika Prado, engenheira da TMG Racing F4, líder do movimento Girls Like Racing BR. “Chamamos a Erika para ajudar a dar um pré- treinamento para as estagiárias. Fazemos reuniões online e ela ensina a fazer currículos, dá dicas de como se comportar e maximizar o aproveitamento da experiência. E também ajuda nos contatos e distribuição das meninas nas equipes, além de prestar suporte remoto durante as etapas com nossos estágios”, conta Rachel.
“É muito gratificante termos a carinhosa disponibilidade das equipes para receber nossas estagiárias e ensinar tanto a elas, como ocorreu nas duas edições anteriores em que estivemos na Copa Truck. E também é animador receber estagiárias tão empenhadas na construção de suas carreiras. São condições perfeitas para dar match e resultar em um rico estágio para elas”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA, em 2023 – e representante do Brasil na FIA Girls on Track desde 2021.

Em 2024, Flávia Campello Koch entre Bia e Rachel no box da ASG Motorsport (Gabrielle Tiepolo/CFA)
As equipes e suas estagiárias
AJ5 Eco Sports, estágio em mecânica: Luana Hortência Teixeira Silva, 23 anos, mineira de Santa Vitória, residente em São João del-Rei (MG), estuda engenharia mecânica na Universidade Federal de São João del-Rei, faz estágio na AMG Brasil – Minerais Críticos, participou da Equipe Komiketo Baja na competição estudantil Baja SAE Brasil.

Luana Hortência Teixeira Silva, estagiária da AJ5 Eco Sports (Acervo pessoal)
ASG Motorsport, estágio em engenharia: Brenda Alencar Costa, 23 anos, natural de Niterói (RJ), reside em Recife, cursa engenharia eletrônica na Universidade Federal de Pernambuco, foi da Equipe Mangue Baja na competição Baja SAE Brasil, participa do projeto ColaBora, focado em atrair meninas de escolas públicas para as chamadas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), e integra a Equipe Robocin, de competição em robótica.

Brenda Alencar Costa, estagiária da ASG Motorsport (Acervo pessoal)

Jéssica Carvalho Silveira, estagiária da Boessio Competições (Acervo pessoal)
Boessio Competições, estágio em engenharia e mecânica: Jéssica Carvalho Silveira, 23 anos, natural e moradora de São João Del-Rei (MG), estuda engenharia mecânica na Universidade Federal de São João del-Rei, atual capitã da Equipe Komiketo Baja na Baja SAE Brasil.
D+ Motorsport, estágio em engenharia: Raquel Yengo Hernandes Marim, 23 anos, paulistana residente em Belo Horizonte, estuda engenharia mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estagiária do Centro de Tecnologia da Mobilidade da UFMG, foi da Equipe Milhagem UFMG, tetracampeã da categoria protótipo elétrico e campeã da nova categoria conceito urbano à combustão da Shell Eco-Marathon Brasil.

Raquel Yengo Hernandes Marim, estagiária da D+ Motorsport (Acervo pessoal)
Iveco Usual Racing, estágio em engenharia e mecânica: Sara Filiu Nunes de Souza, 23 anos, de Campo Grande, formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica Dom Bosco, com experiência na área de petróleo e gás, participou do congresso de iniciação científica PIBIC 2021, com projeto de construção de aeronave rádio controlada para a competição SAE Brasil AeroDesign e outras aplicações, foi capitã da Equipe Tuiuiú Aerodesign.

Sara Filiu Nunes de Souza, estagiária da Iveco Usual Racing (Acervo pessoal)
PP Fernandes, estágio em mecânica: Ana Paula de Souza Maia, 23 anos, mineira nativa de Santa Maria de Itabira, residente em Itabira (MG), estuda engenharia mecânica na Universidade Federal de Itajubá, fez parte da Equipe Mountain Baja na Baja SAE Brasil, participa do projeto Entre Linhas: Trajetórias Femininas na Engenharia.

Ana Paula de Souza Maia, estagiária da PP Fernandes (Acervo pessoal)
R9 Competições, estágio em mecânica: Vitória Gonçalves da Costa Salles, 21 anos, nascida em São José dos Campos (SP), reside em São João del-Rei (MG), estuda engenharia mecânica na Universidade Federal de São João del-Rei. Já foi calibradora na Porsche Cup, trabalha na Ford, em projeto de pesquisa e automação, faz parte da Equipe Komiketo Baja na Baja SAE Brasil.

Vitória Gonçalves da Costa Salles, estagiária da R9 Competições (Acervo pessoal)
Tiger Team, estágio em engenharia: Ana Flávia Oliveira Candido, natural de São José dos Campos (SP), vive em Manaus desde a infância, estuda engenharia elétrica na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, estagiária do time de planejamento da Critéria Energia Solar, na área de energias renováveis, fez cursos de programação e desenvolveu experiências na Arduino, plataforma de hardware e software de código aberto.

Ana Flávia Oliveira Candido, estagiária da Tiger Team (Acervo pessoal)
CFA, estágio em comunicação: Alice Alves de Souza, 21 anos, nascida em Boituva (SP), mora em Belo Horizonte, formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua como analista de marketing na JFA, do setor automotivo, e como repórter dos sites Parabólica, ancorado no portal Terra, em que cobre WEC e Fórmula 3, e Vai que Tô Te Vendo, em que escreve sobre Fórmula E e F1 Academy.

Alice Alves de Souza, estagiária de comunicação (Acervo pessoal)
CFA, estágio em comunicação: Ana Luíza Fernandes Martins, 21 anos, de Congonhas (MG), estuda jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto, onde reside, trabalha com a página Interlagos da Depressão, perfil de Instagram focado em Fórmula1, participou do podcast Esporte Plural na universidade.

Ana Luíza Fernandes Martins, estagiária de comunicação (Acervo pessoal)
Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Nacional Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e vários formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil.
Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras online Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; os três primeiros dos cinco Estágios em Motorsports: na Porsche Cup, na Stock Car e na Endurance Brasil; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes no WEC; e a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, no WEC. Em julho, foi iniciado o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, primeira competição feminina de e-sports automobilístico do País, gratuita, em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV) da CBA; e a Equipe FIA Girls on Track Brasil estreou no Sertões, maior rally das Américas. Em setembro, a Copa Truck recebe o Estágio em Motorsports, que, em outubro, terá a última edição do ano na Mitsubishi Cup. A Experiência para Estudantes na Fórmula 1 e na Fórmula E completam a agenda da temporada.

Bia Figueiredo (Luís França/Agência Vai Foto)
Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E; Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission.

Rachel Loh (Luís França/Agência Vai Foto)
Siga no Instagram: @cfabrasil