Com 35 anos de tradição, o curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) se consolida como a graduação mais respeitada de toda a região, destacando-se pela qualidade de ensino e formação de profissionais altamente capacitados. Nota máxima em avaliação In loco do Ministério da Educação (MEC), o curso é referência no ensino jurídico, por oferecer formação completa e inovadora, que vai além da sala de aula, preparando os acadêmicos para atuarem com excelência em diversas áreas.
A coordenadora do curso de Direito da Unimar, prof. Fra. Francis Marília Pádua, destaca que um dos diferenciais é a qualidade do corpo docente. “Nossos professores são mestres e doutores com vasta experiência acadêmica e profissional, ou seja, são juristas renomados que atuam ativamente no mercado, trazendo para o ambiente acadêmico as demandas e desafios reais da profissão. Essa combinação de teoria e prática garante que os acadêmicos da Unimar estejam sempre à frente nas inovações do campo jurídico”, conta.
O curso de Direito da Unimar se destaca pela alta qualidade educacional, combinando troca de conhecimento com ênfase em metodologias práticas, que proporcionam experiências reais desde o início da graduação. “Os ambientes de aprendizagem, como a sala de júri e a Smart Sala, são equipados com tecnologia de ponta, permitindo que os futuros juristas tenham contato com cenários reais e simulados, como a primeira audiência realizada no metaverso, uma inovação pioneira da instituição”, complementa a coordenadora.
Outro ponto de destaque são os convênios firmados com órgãos públicos, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que proporciona aos futuros advogados oportunidades de participarem de estágios e atividades práticas durante toda a graduação. A parceria com o Tribunal de Justiça possibilita que os estudantes atuem diretamente no Centro Judiciário de Mediação, Conciliação e Cidadania (CEJUSC), localizado no próprio campus.
A qualidade do ensino é evidenciada pelos altos índices de aprovação no Exame da OAB, nos quais os acadêmicos da Unimar vêm se destacando ano após ano. O sucesso na prova é resultado do compromisso da Instituição em oferecer educação de qualidade e que o prepara para enfrentar os desafios do mercado jurídico com competência e confiança.
Outro diferencial do curso de Direito da Unimar é a promoção da formação humanística e global, incentivando a participação em intercâmbios internacionais e projetos inovadores que estimulam a criatividade e o protagonismo estudantil. Projetos como o “DireitoNejo” e o “Samba do Gal” desafiam os alunos a repensarem os conceitos jurídicos de maneira inovadora e dinâmica.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, destaca que a Universidade de Marília é a única da região a oferecer o ciclo completo de formação jurídica. “Nossa Instituição proporciona aos estudantes a oportunidade de cursar graduação, mestrado e doutorado. O curso de Direito da Unimar é a melhor escolha para quem busca uma formação jurídica de excelência, com foco em inovação e prática profissional. Seja na advocacia, no serviço público ou na academia, nossos alunos saem preparados para se destacar e transformar o mercado”, destaca.
Segundo o Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, a excelência acadêmica da Unimar reflete-se na formação integral dos alunos. “Nosso compromisso é preparar profissionais capazes de transformar a sociedade com base na ética, no conhecimento jurídico e na prática diária da advocacia, promotorias e magistraturas. Oferecemos uma formação completa, que une a teoria ao desenvolvimento prático, garantindo que nossos alunos saiam prontos para os desafios do mercado”, enfatiza.
Processo Seletivo 2025
Com 68 anos de tradição, a Universidade de Marília segue comprometida em promover o crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos, oferecendo cursos de alta qualidade, infraestrutura moderna e um corpo docente de destaque.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de outubro e devem ser feitas pelo site www.unimar.br/vestibular, com taxa de R$ 30, ou R$ 200 para o curso de Medicina. A prova será realizada no dia 20 de outubro, às 8h30, no campus da Universidade.