O Governo do Paraná publicou nesta quarta-feira (25) o edital de licitação das obras de requalificação da orla de Pontal do Paraná, no Litoral. A abertura de envelopes com as propostas está programada para 23 de dezembro, a partir das 9h30. A concorrência eletrônica visa contratar uma empresa especializada em arquitetura e engenharia para elaborar os projetos e executar as obras. O orçamento detalhado do projeto é sigiloso, conforme a legislação.
A nova orla de Pontal do Paraná será revitalizada ao longo de 3,66 quilômetros, entre os balneários de Monções e Canoas. O projeto inclui melhorias significativas como novo calçamento, pista para corrida, ciclovia, quiosques e áreas de lazer. Além disso, serão implementadas sinalizações, passarelas para pedestres e dispositivos de acessibilidade, todos com foco na valorização do espaço público e na promoção do turismo.
Outra parte importante do projeto é a modernização do Molhe e Guia de Corrente localizados na desembocadura do Canal Artificial do DNOS, no balneário de Pontal do Sul.
Essa ação faz parte de um esforço contínuo do governo estadual para modernizar a infraestrutura do Litoral, que já contabiliza investimentos de mais de R$ 1 bilhão desde 2019, entre a nova Orla de Matinhos, Ponte de Guaratuba e as duplicações entre Garuva e Guaratuba e Matinhos e Pontal de Leste, além da inclusão de trechos importantes de Paranaguá e outras cidades no pacote de concessões rodoviárias.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, explicou que essa grande obra significa mais um grande passo na transformação do Litoral. “Pontal do Paraná terá iluminação de LED, galerias para microdrenagem, asfalto novo, isso vai embelezar, dar conforto e estimular o comércio, a geração de emprego. A partir de janeiro do ano que vem, Pontal vai ganhar cara nova, transformando esse balneário tão importante do ponto de vista de turismo e de negócios do nosso litoral”, diz.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, ressaltou que, depois de Matinhos, chegou a vez de Pontal do Paraná ser requalificada, com suporte do Governo do Estado para essa revitalização, que será feita em parceria com a prefeitura.
“A área prevista para obras é uma pérola de Pontal do Paraná, começa em Praia de Leste e se estende a Ipanema. Essa revitalização trará diversos equipamentos urbanos, de uma via beira-mar, pista de caminhada, ciclovia, revitalização da avenida, que vai fazer com que haja uma grande moldura para toda a beleza natural, uma grande vitória da população”, complementa Souza.
- Edital publicado: investimento na duplicação entre Matinhos e Pontal será de R$ 308 milhões
- Durabilidade e economia: Paraná está renovando 340 km de rodovias com pistas de concreto
PROJETO – As primeiras licenças ambientais necessárias para o início das obras já foram emitidas pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Sedest, que também será responsável pela condução da licitação. A concepção do projeto é da Paraná Projetos, serviço autônomo ligado à Secretaria do Planejamento.
Os interessados em participar da licitação poderão acessar o edital na plataforma Compras Paraná. O processo de licitação será seguido por uma análise dos documentos apresentados pelas empresas concorrentes, visando a seleção da melhor proposta.