As vitórias contundentes de Max Verstappen em 2023 podem passar a imagem de que as corridas dessa temporada estão chatas. Se você é daqueles que olha apenas a briga pela vitória, o GP do Japão pode ser, sim, considerado chato. Afinal, o holandês colocou nada menos que 20 segundos sobre o melhor do resto, que, dessa vez, foi Lando Norris. Mas a prova realizada em Suzuka teve bem mais que um domínio absoluto do tricampeão (já podemos chamar de tri, certo?).
Se você é do time que não conseguiu se manter acordado para assistir a corrida na madrugada, não se preocupe: fizemos um resumo pensando em você, e vamos contar tudo de mais importante que aconteceu no GP japonês.
Para começar, a vitória de Verstappen teve um gosto especial, pois sacramentou o título da Red Bull no campeonato de Construtores.
Além do líder absoluto, o destaque foi a McLaren ter consolidado sua recuperação e levado seus dois carros ao pódio. Em 3º, o jovem Oscar Piastri chegou ao palco pela primeira vez em sua promissora carreira.
Na Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell se encontraram por três vezes na pista, com direto a espalhada, fechada e reclamação no rádio.
E Sergio Perez viveu um dos piores dias de sua carreira. Em corrida desastrosa, o mexicano conseguiu danificar a asa de seu Red Bull ao tocar em Hamilton, tomar punição na saída dos boxes, errar sozinho, bater em Magnussen e danificar outra asa, atrapalhar o 2º enquanto era retardatário e ainda abandonar. Tudo isso em 15 voltas. Para completar o show de bizarrices, voltou à pista com 25 voltas de defasagem e precisou abandonar pela segunda vez.
Confira, volta a volta, como foi o interessante GP do Japão de 2023:
PRÉ-CORRIDA – Os oito primeiros começaram com pneus médios. Apenas Tsunoda e Alonso, 9º e 10º, optaram por iniciar com macios. Dali para trás, uma mistura de estratégias entre médios e macios. Sargeant largou dos boxes.
LARGADA – Verstappen jogou duro para cima de Piastri e manteve a ponta. Norris se aproveitou e, por fora, passou o colega ainda na primeira curva, assumindo a 2ª posição. Lawson e Tsunoda, dupla da AlphaTauri, dividiram os setores 1 e 2 de forma ferrenha.
Ainda na largada, a reta de Suzuka ficou apertada para os enormes F1 atuais. Com os dois carros da Ferrari lado a lado com Perez e Hamilton, sobrou toque para todo lado. Mais atrás, Bottas, Albon e Ocon se enroscaram, peças voaram e atingiram ainda o carro de Zhou. Com várias peças na pista, a direção acionou o safety car.
SAFETY CAR – Volta 02/53 – Sob o carro de segurança, Ocon, Zhou, Albon, Perez e Bottas foram aos boxes trocar seus bicos e reparar os carros. Ocon e Perez calçaram pneus duros, mudando de estratégia.
A ordem dos pilotos era: Verstappen, Norris, Piastri, Leclerc, Sainz, Alonso, Hamilton, Russell, Lawson e Tsunoda.
RELARGADA – 05/53 – Posições mantidas na partida. Ainda na volta 05, Sargeant travou os pneus no grampo e jogou Bottas para fora. O finlandês ainda voltaria para a prova, mas abandonaria logo em seguida. O americano tomaria 5 segundos.
Na chicane final, Russell mergulhou e passou Hamilton. O veterano não gostou e deu o trocou logo em seguida, ao final da reta, por fora.
07/53 – DRS ativado.
09/53 – Perez toma 5 segundos por sair dos boxes sob safety car ganhando posições.
11/53 – Perez espalha na tentativa de passar Magnussen e perde alguns segundos.
12/53 – Alonso vai aos boxes e troca os pneus macios pelos duros. Pouco antes, os dois pilotos da AlphaTauria haviam trocando os macios pelos médios.
13/53 – Perez força ultrapassagem sobre Magnussen e bate no dinamarquês, fazendo-o rodar. Ambos vão aos boxes para reparo.
14/53 – Piastri abre a rodada de pit stop de quem largou de pneus médios. Durante sua parada, o safety car virtual foi acionado para limpeza da pista, poupando alguns segundos ao australiano. Perez, lento, atrapalha Norris sob VSC.
15/53 – Perez, com o carro danificado, abandona.
16/53 – Russell tenta se aproveitar de pequeno erro de Hamilton e o ataca novamente, mas o heptacampeão joga duro e resiste.
17/53 – Verstappen faz sua parada, colocando novos pneus médios. Hamilton entra na mesma volta, mas coloca compostos duros.
18/53 – Norris, líder provisório, vai aos boxes. Leclerc o acompanha. Ambos saem de pneus duros. Norris volta atrás de Piastri.
19/53 – Sainz para e volta atrás da briga entre Leclerc e Alonso. Ainda na mesma volta, Leclerc supera Ocon e chega ao 5º lugar.
20/53 – Sainz se vale de pequeno erro de Alonso, ataca e faz a ultrapassagem. Poucas curvas depois, ele supera Ocon, que sofria com pneus duros colocando ainda na segunda volta.
21/53 – Hamilton passa Alonso na 130R. Assim os Ferrari fizeram pouco antes, ele não tarde em passar também Ocon.
22/53 – Lance Stroll recolhe o carro aos boxes e abandona.
24/53 – Sargeant é mais um a abandonar.
26/53 – Russell, finalmente, faz sua parada. Ele opta por pneus duros, apostando, quem sabe, e uma única parada. Ele sai atrás da (já longa) briga entre Alonso e Ocon, e não tarda em chegar e passar ambos.
Com todos tendo feito suas paradas, a ordem era: Verstappen, Piastri, Norris, Leclerc, Sainz, Hamilton, Russell, Ocon, Alonso e Gasly.
27/53 – Norris chega e vai para cima de Piastri. O britânico pede no rádio para que a equipe facilite sua ultrapassagem, o que é atendido pelo time e as posições são trocadas. Mais atrás, Alonso vai para sua segunda parada.
28/53 – Em dia raro para os padrões modernos da F1, Albon também recolhe à garagem e abandona.
34/53 – Leclerc vai aos boxes para sua segunda parada.
35/53 – Hamilton faz o mesmo, e sai atrás de Alonso.
36/53 – É a vez de Piastri ir para sua segunda e última parada.
37/53 – Norris entra e calça pneus duros, assim como todos os recém-trocados. Ele volta atrás de Russell, que arriscava estratégia de uma única parada.
38/53 – Verstappen faz sua parada final, indo para pneus duros. Norris passa Russell e retoma o 3º lugar (que seria 2º quando Sainz fizesse sua próxima troca).
Hamilton superou Russell em Suzuka
Foto: Mercedes / Twitter
39/53 – Sainz finalmente faz sua parada, retornando em 7º.
40/53 – De forma surpreendente, Perez volta à corrida, provavelmente para cumprir suas punições em pista e não levar penalizações para a próxima etapa.
42/53 – Piastri supera Russell e retoma o 3º lugar.
43/53 – Perez abandona pela segunda vez na mesma corrida.
45/53 – Leclerc passa Russell, que perdia rendimento com pneus bastante gastos.
47/53 – Hamilton chega em Russell, mas não consegue a ultrapassagem. Enquanto isso, Sainz alcança a dupla.
49/53 – A Mercedes pede que Russell abra espaço para Hamilton a fim de evitar um ataque de Sainz, e assim é feito.
50/53 – Hamilton “espera” Russell para que o colega possa abrir a asa e se defender de Sainz. Hamilton fez o combinado, mas não funciona: Russell perde a posição para Sainz da mesma forma.
52/53 – Hamilton resiste à Sainz se mantém à frente.
53/53 – Verstappen vence com 20 segundos de vantagem sobre Norris. Piastri fecha o pódio – o primeiro de sua carreira. Leclerc vem em 4º, seguido por Hamilton, Sainz, Russell, Alonso, Ocon e Gasly. A Red Bull confirma o título de construtores.
O resultado final do GP do Japão