Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

Trabalho permanente envolve Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e órgãos do Governo de São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília classificou o Município de Marília em alerta desde a primeira confirmação do caso de febre maculosa no distrito de Avencas, na zona rural. Desde então foi criada uma força-tarefa envolvendo diversos setores e Secretarias para realização de ações de busca de novos casos e ações de combate ao vetor, o carrapato-estrela.

Com a confirmação do segundo caso, as ações agora serão ainda mais intensificadas, cessando somente até melhorar as condições sanitárias e ambientais encontradas. A força-tarefa envolve Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), unidades de saúde, Secretarias Municipais de Agricultura e de Limpeza Pública, além de órgãos estaduais como o Instituto Pasteur e núcleo regional do CCD (antiga Sucen).

O vetor é muito encontrado na região de Avencas e tanto moradores como trabalhadores rurais estão recebendo orientações de educação sanitária para que possam melhorar e adequar a condição sanitária de suas moradias e de suas criações domésticas. Foram distribuídas por todas as áreas de risco faixas com sinalização de risco para a doença, sinalizando o risco para a população.

“A febre maculosa é uma doença grave, que se não for tratada de forma adequada, pode levar ao óbito. Por isso, esta grande força tarefa para detectar os focos de carrapato e redobrar a atenção para quadros suspeitos em Marília. Isso será uma constante daqui para frente”, explicou a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni.

A supervisora da Divisão de Zoonoses, Vivian Martinelli Funai, que coordena o trabalho permanente dos agentes de endemias em Avencas, destaca que desde a confirmação do primeiro caso de febre maculosa que veterinários municipais estão verificando cada local do distrito atrás de infestação de carrapatos. Todos os carrapatos encontrados são enviados para análise, para identificação da espécie. Outra medida permanente no distrito está sendo a verificação dos cães domésticos para leishmaniose. “Os agentes de endemia realizaram bloqueio para dengue também”, explicou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *