Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

‘Amor e Liberdade’ poderá ser visitada pelo público até o próximo dia 31 de outubro, de terça-feira a sábado

A Secretaria Municipal da Cultura, através da Galeria de Artes, realizará no período de 14 a 31 de outubro, a mostra ‘Amor e Liberdade’, dos artistas plásticos Isabel Campos e Carlos Barion, do ateliê Assumpta. A exposição tem como objetivo mostrar os trabalhos dos artistas marilienses com objetos de louçaria em cerâmica e móveis, utensílios de madeira para casa e construção.

Herdeiros e vetores da história na construção do jovem município de Marília, Isabel Campos é filha de educadores renomados e pioneiros da cidade. Já Carlos, por sua vez, é filho e neto de pioneiros empreendedores industriais no segmento de alimentos e agronegócio.  O nome da exposição foi escolhido porque Marília representa as histórias de vida dos dois artistas. A proposta foi homenagear a cidade, que é símbolo de amor e liberdade.

Os artistas se preocuparam em mostrar seus trabalhos, destacando a beleza da arte na cerâmica e madeira. Trabalhos produzidos com matérias primas primárias que a natureza oferece na sua forma mais pura.  A cerâmica é moldada ‘handmade’ (feito à mão), sendo que a argila é extraída de fonte mineral e processada, tornando massa cerâmica, matéria-prima para as louçarias. A argila advém de jazidas com reserva mineral para este fim, legais perante a Agência Nacional de Mineração (ANM) para o livre comércio.

Massa cerâmica, assim como os esmaltes atóxicos usados nesta exposição, são itens inertes, sem toxidade, de fácil degradação. As louças não oferecem riscos à saúde humana, animal e ao meio ambiente. O resultado do trabalho aparece dando o aspecto de objetos únicos de uma beleza rara. Os trabalhos em madeira são realizados com a preocupação da praticidade e decoração. Na madeira, o combate às pragas naturais, invasoras das madeiras, como cupim, percevejo, traças, que se alimentam da celulose ou qualquer outro ser vivo que habita ou temporariamente esteja alojada no interior e entranhas da madeira, como formigas, aranhas, dentre outros pequenos insetos somando-se microrganismos como fungos, responsáveis por mofo e bolor são exterminados com a técnica da fumegação. Madeira de demolição ou não, tem origem no Estado do Mato Grosso do Sul dentro do bioma cerrado.

Os artistas

Formada no ano de 1991 em Artes Plásticas pela Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Isabel Campos reside em Marília. Expôs pela primeira vez no Salão de Arte aos 11 anos, quando começou a pintar porcelana. Viveu em São Paulo durante 25 anos, trabalhando com Publicidade.  Retornou para Marília no ano de 2011, quando começou a desenvolver projetos artísticos com a Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura Municipal de Marília, Oficina Regional Tarsila do Amaral e em comunidades carentes, no período de 2011 a 2017. Em 2018 trabalhou como coordenadora de cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Marília. Em 2021, abriu o ateliê de cerâmica ‘Casa Zelante’, e, ano de 2022, começou a parceria e sociedade com o ateliê Assumpta, uma junção de trabalhos em cerâmica e madeira. Essa parceria se dá no reencontro com o artista plástico Carlos Barion, em Marília.

Graduado em Zootecnia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Jaboticabal, Carlos Barion, tem pós-graduação em Produção e Operações Industriais, além de pós-graduação em Logística e Supply Chain, ambas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), de São Paulo. Mariliense, 59 anos de idade, tem em seu currículo profissional envolvimento com o agronegócio durante toda vida de trabalho produtivo. São 37 anos de intensa e variada atividade com o agronegócio, desde a forma mais primária da produção rural até a alta gestão de indústria. A exposição ‘Amor e Liberdade’ tem entrada franca, e poderá ser visitada pelo público na Galeria Municipal de Artes, que fica no complexo cultural ‘Braz Alécio’ – avenida Sampaio Vidal, nº 245, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 13h às 18 horas. Entrada franca.

Serviço

Exposição ‘Amor e Liberdade’
De 14 a 31 de outubro
Galeria Municipal de Artes – Complexo Cultural Braz Alécio – Avenida Sampaio Vidal, nº 245
Terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Sábados, das 13h às 18h

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *