Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

Publicidade

Candidato a prefeito de Marília, Jean Patrick Garcia Baleche, o Garcia da Hadassa (Novo) se reuniu, nesta segunda-feira (30/09) com os representantes do Grupo de Trabalho Saúde Mental em Pauta, para discutir as demandas do setor para o município. Na ocasião, Hadassa teve acesso a novas informações sobre o setor, que devem ser acrescentadas em seu Plano de Governo. “Algumas questões apresentadas durante o encontro já faziam parte de nosso programa. Porém, tive acesso a outras demandas, que vão ser incluídas, para melhor atender essa área da nossa população, que está abandonada”, apontou.

Segundo Garcia da Hadassa, a saúde mental precisa estar nas mãos de pessoas capacitadas que respondem por conceitos técnicos. “E nós precisamos dar todo o apoio criando o Conselho Municipal de Saúde Mental. Nós precisamos ter pessoas técnicas, não podemos terceirizar responsabilidades, as responsabilidades têm que estar nas mãos de pessoas técnicas que conhecem do assunto e que entendem o que é a saúde mental, que é um assunto muito amplo e que precisa ser debatido com muita responsabilidade”, explicou Hadassa.

Hadassa assinou a carta compromisso, para dar todo o apoio efetivo numa futura administração, se assim eleito, para que haja efetividade nessa pauta. “E falo sem medo de errar que a saúde mental hoje envolve quase 100% dos problemas do município, sempre vai estar atrelado a algum problema relacionado que acaba com a saúde mental”, ressaltou Hadassa.

Segundo o candidato, é preciso entender que a saúde mental é um projeto de cidade, não é um projeto de um político e não é um projeto de um partido. “Essa gestão não cuidou da saúde mental do município, por isso que nós estamos vendo a situação crítica que vivemos hoje. Existe esse grupo bem-intencionado (GT Saúde Mental em Pauta), mas sem apoio institucional, que precisa ter, porque eles realmente entendem da causa e entendem do problema da saúde mental”, apontou.

Encontro produtivo

Para o psicólogo do Núcleo de Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio, Wellington Aparecido Silva, o encontro foi muito produtivo e permitiu ao grupo conhecer o posicionamento do candidato Garcia da Hadassa sobre a saúde mental no município. “A avaliação é de que a reunião foi muito produtiva, já que o candidato tem um entendimento claro a respeito da saúde mental. Identificamos as necessidades do município, como o recurso precisa ser investido, qual o papel dos profissionais, dos gestores e quais intervenções precisam ser feitas, baseado nas evidências cientificas, com base nos cuidados e garantias dos direitos humanos”, ressaltou.

Os integrantes do grupo se colocaram à disposição, para contribuir com as políticas públicas municipais, caso ele seja eleito e veja essa necessidade. “Nós pudemos conversar sobre as diversas necessidades de saúde mental com diferentes públicos e a demanda que todos nós precisamos dentro dessa linha de cuidado e articulação intersetorial e institucional. Dos cuidados aos servidores, para formação destes trabalhadores para atuar em saúde mental, para ser um RH especializado, que é o que a área demanda e necessita nesse momento”, explicou Silva.

As discussões devem levar em consideração ainda algumas particularidades, que envolvem questões delicadas, com a comunidade LGBTQIAP+, as políticas públicas de gênero, os dependentes químicos, pessoas em situação de rua e outros públicos, que atualmente não são assistidos pelo Poder Público.

Também participaram do encontro com Garcia da Hadassa, Cin Falchi (diretor executivo Sindimmar); Meire Luci Silva (terapeuta ocupacional, docente na curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista); Nilva Regina Galletti (assistente social, psicóloga e coordenadora da Seccional Marília do Conselho Regional de Serviço Social); Adriana Magali Dezotti Batista (terapeuta ocupacional); Emerson da Silva Santos (professor da rede estadual de ensino) e Ozianne Batista dos Santos.

Publicidade

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *