A Equipe Ferrari foi soberana no GP do Texas, que foi realizada na capital do estado, Austin, neste domingo (20) nos Estados Unidos. A prova foi vencida por Charles Leclerc e a dobradinha foi completada por Carlos Sainz, que já está de saída da equipe no fim do ano. Apesar dessa dobradinha fantástica, os olhares do público e das câmeras focaram na disputa do terceiro lugar, que foi conquistado pelo atual tricampeão Max Verstappen. Faltando apenas quatro voltas para o fim, o piloto britânico da McLaren tentou a ultrapassagem com sucesso sobre Max, porém excedeu os limites de pista.
Embora, à primeira vista Lando teria sido punido por levar vantagem sobre a ultrapassagem, o “portal cidade de Marília” apurou que a punição se deu devido ao fato do piloto ter ultrapassado os limites de pista por mais de três vezes, fato que é passível de punição. Com isso, Norris teve que pagar 5 segundos de punição, perdendo o podium para Verstappen.
O piloto de Mônaco, Charles Leclerc largou apenas do quarto lugar, porém, aproveitou-se da disputa de Max e Norris, tomando o primeiro lugar após a curva número 1 e, a partir daí, não mais sofreu qualquer perigo por parte de seus rivais.
Oscar Piastri, companheiro de Norris chegou em quinto, com Russel da Mercedes em sexto, depois de uma bela ultrapassagem sobre o segundo piloto da RedBull, o mexicano Sérgio Peres. Hulkenber da Haas foi o oitavo, seguido do estreante Liam Lawson da Racing Bulls e o argentino Colapinto da Williams completarando os 10 primeiros colocados.
Lewis Hamilton abandonou a corrida devido a um erro que provocou a saída de sua Mercedes para a caixa de brita, logo na terceira volta.
A melhor volta ficou com Steban Ocon, mesmo não valendo pontos adicionais, já que o piloto da Alpine chegou apenas em 18° lugar.
Após o fim do GP dos EUA, assim está a pontuação dos cinco primeiros colocados do Mundial de pilotos:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull): 354 pontos
- Lando Norris (GBR/McLaren): 297 pontos
- Charles Leclerc (MON/Ferrari): 275 pontos
- Oscar Piastri (AUS/McLaren): 247 pontos
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari): 215 pontos
A fórmula 1 retorna às pistas no próximo fim de semana, com o GP do México, na capital do país. Todas as notícias da etapa você acompanha aqui, no Portal Cidade de Marília
Cristiano Cotrim
Editor de automobilismo.
foto: Pirelli
Foto: Patrick T. Fallon / POOL / AFP
Foto: Mark Thompson/Getty Images