Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

Depois de passar horas em queda, o nível do Rio Itajaí-Açu voltou a subir na tarde deste domingo (8) em Blumenau. Conforme a nova projeção da Defesa Civil do município, ele deve atingir os 10,50 metros às 2h de segunda-feira (9), o maior número desde 2013. Novas projeções serão divulgadas a cada duas horas. A cidade está em situação de enchente desde o começo da noite de sábado (7), quando a cota chegou a 8 metros, o que configura uma cheia.

O pico até o momento foi às 2h15min de domingo, quando o nível chegou a 9,49 metros. Depois disso, o rio começou a baixar. A elevação retomou às 16h, quando a marca foi de 8,48 metros. Desde quarta-feira (4), quando as chuvas intensificaram, até o começo da noite deste domingo, o órgão atendeu 268 ocorrências, sendo 146 de deslizamentos. Os bairros mais atingidos foram Progresso e Velha.

Há quase 120 pessoas em abrigos espalhados pelo município.

A previsão é de que as chuvas nos próximos dias sejam menos volumosas, o que deve fazer com que a situação do rio fique controlada, espera a Defesa Civil.

Como ficam os serviços básicos

As aulas nas escolas e creches da rede municipal, canceladas para esta segunda-feira (9), voltam ao normal na terça (10), informou a prefeitura.

O transporte coletivo opera nos horários normais nesta segunda, mas 16 linhas terão alterações ou cancelamento principalmente no começo da manhã. Veja:

  • Linha 111 (Santa Clara): fará desvio pela Rua Guilherme Scharf. Já a variante ‘Morro Laguna’ fará seu trajeto até o ponto final do Fidelis;
  • Linha 302 (Ristow): na variante ‘Morro Encano’ faz o seu trajeto somente até o Ristow;
  • Linha 303 (Franz Muller): segue até a ponte da Rua Emil Wehmuth. Já a variante ‘Ribeirão Gebien’ segue até o ponto da mesma via;
  • Linha 403 (Progresso/Santa Maria): operação não atende os Morros do Arthur e do Encano, seguindo apenas até o ponto final na Rua Belmiro Colzani;
  • Linha 404 (Nova Rússia): segue apenas até a Estação de Tratamento III do Samae;
  • Linha 406 (Leopoldo Heringer / Rua Guarapari): não atende a rua Leopoldo Heringer;
  • Linha 506 (Pastor Oswaldo Hesse/Garuva): segue até o grupo escoteiro da Rua Pastor Osvaldo Hesse;
  • Linha 510 (Oscar Burger): segue até o ponto final da linha Zendron;
  • Linha 511 (Santa Fé): segue até a Rua Luiz Eleodoro da Silva;
  • Linha 607 (Nova Esperança): não passa pela Rua Henrique Reif e faz desvio pela rua da empresa coca-cola;
  • Linha 803 (Itoupava Rega): não atende a região da Itoupava Rega e segue até o ponto final da linha 804 (Vila Itoupava) próximo ao cemitério.

Linhas sem atendimento nas primeiras horas do dia:

  • Linha 151 (Testo Salto): fica sem atendimento na variante ‘Ribeirão Schelter’;
  • Linha 311 (Dona Edith): operação cancelada;
  • Linha 407 (Manoel Salvador): operação cancelada;
  • Linha 423 (Grevsmuehl): operação cancelada;
  • Linha 707 (Concórdia): operação cancelada.

O cenário de atendimento será acompanhado durante todo o dia e em caso de necessidade, tanto de novas linhas afetadas e ou linhas que retomam o atendimento, avisos e novas comunicações serão feitas, diz a prefeitura.

Os postos de saúde, policlínica e ambulatórios vão funcionar normalmente, exceto o ESF Franz Zimdars, devido a uma queda de barreira. A orientação é que a comunidade recorra ao ESF Alfredo Hoess nesta segunda. A vacinação será retomada na terça-feira (10), nos ambulatórios gerais.

Se o rio atingir 10,3 metros, Cerest, Cedap e Vigilância Sanitária terão o atendimento comprometido, alertou o governo.

O abastecimento de água funciona normalmente, porém o Samae ressalta a importância do uso responsável da água. O abastecimento só será interrompido na Estação de Tratamento em caso de falta de energia, alta turbidez ou se o rio atingir 16 metros.

Picos de enchente

Blumenau atingiu a primeira cota de inundação na noite de quarta (4) e só baixou dessa marca por volta das 11h de quinta (5). Esse teria sido o primeiro pico da enchente, conforme a Defesa Civil de SC. Neste fim de semana acontece o segundo pico.

A Defesa Civil do Estado atualizou o nível máximo que o rio pode atingir neste “segundo ciclo”: entre 9 e 11 metros. O número é um pouco menor do informado pela instituição na quinta-feira (5), já que as projeções vão mudando conforme os volumes de chuvas.

Para quarta-feira (11), os meteorologistas apontam a chegada de mais uma frente fria trazendo chuva volumosa, que pode chegar a casa dos 100 milímetros. Com o rio já bastante cheio, esse deve ser o terceiro pico da água, o que deve tornar a “cheia mais prolongada”, aponta o coordenador de Alerta e Monitoramento de Cheias da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico de Moraes Rudorf.

Confira a cota de enchente por rua de Blumenau

As cotas de enchente nas ruas de Blumenau fazem parte de um protocolo criado pela Defesa Civil da cidade. O município já passou por várias cheias do Rio Itajaí-Açu, que transborda e sai das calhas causando prejuízos aos moradores. A lista completa abaixo traz a relação atualizada em 2023.

Veja todos os abrigos que podem ser procurados

  • Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Rua: Floriano Peixoto, 651 – Jardim Blumenau. Telefone: 3057-6377
  • EEB Victor Hering – Rua: Antônio C. de Figueiredo, 399 – Vila Nova. Telefones: 3323-4280 (Comporta animais).
  • EBM Felipe Schmidt – Rua: Frederico Jensen, 3.139 – Itoupavazinha. Telefone: 3381-6688 (Comporta animais).
  • EEB Jonas Rosário Coelho Neves – Rua: Denis Diderot, s/n° – Fidélis. Telefone: 3378-8682 (Comporta animais).
  • Grupo Escoteiro Leões de Blumenau – Rua: Pastor Oswaldo Hesse, 1.701 – Ribeirão Fresco. Telefone: 3322-0135 (Comporta animais).
  • EEB Santos Dumont – Rua: Amazonas, 2.771 – Garcia. Telefone: 3324-0032 (Comporta animais).
  • Capela São João Batista – Rua: São João, s/n° – Itoupava Norte. Telefone: 3323-3236
  • Igreja Evangélica Livre de Blumenau – IELBLU – Rua: Cidade do Salvador, 89 – Itoupava Norte. Telefone: 3338-0000 (Comporta animais).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *