Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

O Rotary Club de Marília-Inovação, no Distrito 4510 do Rotary International, está apoiando a campanha nacional “Agosto Lilás”, destinada à conscientização e combate à violência contra a mulher. Uma faixa neste sentido foi instalada na praça localizada no cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Nove de Julho, no centro comercial da cidade, para alertar a população dentro do mês determinado como o período de proteção às mulheres. “Uma forma de incentivar e apoiar iniciativas que venham a fortalecer a consciência de que o tema é importante”, disse o presidente do clube rotário mariliense, Júlio César Baptista Ribeiro, que se cotizou na confecção da faixa instalada pela Prefeitura Municipal de Marília, e que ficará exposta em local estratégico onde um grande fluxo de pessoas que transitam diariamente próximo ao Terminal Rodoviário Urbano e o centro comercial.

De acordo com a advogada Maricler Botelho de Oliveira é importante que se dê destaque ao movimento em virtude da Lei 14.448/22 que incentiva a campanha em promover debates e eventos que bordem políticas públicas de atenção integral às mulheres em situação de violência, além de esclarecer a sociedade sobre o tema. “Na qualidade de um clube com foco na humanidade, a mulher tem sido o agente principal em inúmeras campanhas do Rotary International nos últimos anos”, disse a rotariana que é a atual Coordenadora Distrital da Comissão da Diversidade, Equidade e Inclusão, e tem participado de inúmeros eventos nacionais e internacionais neste sentido. “É importante para o movimento contar com o apoio de uma organização como o Rotary International”, ressaltou.

Na opinião da cirurgiã-dentista, Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares, que há anos participa de movimentos análogos, como o Conselho Municipal da Mulher, a escolha do mês de agosto como período de conscientização tem uma relação simbólica com a data da sanção da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), um marco na luta contra a violência doméstica e familiar. “Essa legislação define diversos tipos de violência contra a mulher, como física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, além de estabelecer formas de prevenir, enfrentar e punir os agressores”, disse a rotariana ao apoiar a participação do Rotary Club de Marília-Inovação como apoiador do movimento. “É preciso continuar a mostrar as mulheres a importância de denunciarem os agressores, que serão punidos com os rigores da lei”, defendeu a rotariana ao parabenizar o clube pela participação.

De acordo com a advogada Alessandra Valéria Moreira Freire França, a campanha “Agosto Lilás” conta com a participação da secretaria municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, através do secretário Wilson Alves Damasceno, que detém uma estrutura pronta para acolher as vítimas de violência, seja por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Desde o ano passado temos na cidade o Centro Municipal de Referência da Mulher, local específico para atender mulheres, visando à prevenção à violência contra a mulher, como forma da construção da cidadania, empoderamento, e resgate da autoestima por meio de atendimento interdisciplinar”, falou a rotariana ao citar a atenção psicológica, social, jurídico, emprego e renda oferecidas. “Como rotarianas defendemos a importância da inserção das mulheres como cidadãs e que se combata o preconceito como um direito universal do ser humano e não apenas de gênero”, falou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *