Com mais de 14 mil casos e 26 mortes em 2025, município realiza Dia D de Mobilização com vacinação, nebulização e atividades educativas
Publicado em 08/11/2025 – 08:37
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza neste sábado (8) uma série de ações de enfrentamento à dengue em todas as regiões da cidade. A mobilização integra o Dia D contra a Dengue, promovido pelo Ministério da Saúde com apoio das Secretarias Estaduais, e ocorre em um momento crítico: o município enfrenta o maior surto da doença já registrado em sua história.
📲Participe do canal do Portal da Cidade de Marília no WhatsApp
Segundo dados atualizados do Governo do Estado, Marília já contabiliza mais de 14.700 casos confirmados de dengue em 2025, com 26 mortes registradas, ocupando o terceiro lugar entre os municípios paulistas com mais óbitos pela doença. A cidade decretou estado de emergência em fevereiro e mantém uma média de 90 novos casos por dia.
Diante desse cenário alarmante, a Secretaria Municipal da Saúde promove ações simultâneas neste sábado, com foco em educação, prevenção, controle de vetores e imunização. As atividades incluem:
- Área Central: Pedágio da Saúde com distribuição de materiais informativos e orientações à população, das 8h às 14h, na Rua 9 de Julho com Avenida Tancredo Neves.
- Zona Norte: Nebulização em escolas e unidades de saúde; ação de conscientização no bairro Santa Antonieta em parceria com o Instituto Salve o Planeta Terra.
- Zona Oeste: Atividades educativas na comunidade Argolo Ferrão com o Projeto Lumiar.
- Zona Leste: Vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na UBS Cascata, das 8h às 13h.
- Zona Sul: Operação Cata-Treco no bairro Nova Marília, com bloqueio de criadouros e retirada de materiais inservíveis.
- A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, reforça a importância da participação popular: “Com o retorno das chuvas, o apoio da população é essencial para vencermos esta batalha. Neste Dia D, vamos levar muita informação e promover várias atividades de prevenção, em todas as regiões do município”.
Além das ações deste sábado, a Secretaria anunciou uma semana de intensificação entre os dias 10 e 14 de novembro, com foco em atividades educativas e controle de vetores. Todas as unidades de saúde terão salas de espera temáticas, com distribuição de panfletos e conversas com os pacientes sobre os riscos da dengue e formas de prevenção. - A coordenadora do setor de Vigilâncias, Thaís Leatti, destaca: “Vamos alertar a população sobre os riscos de transmissão da doença e apresentar as medidas corretas no controle do Aedes. A informação é uma das nossas principais armas”.
Para mais informações sobre o Dia D de Mobilização contra a Dengue, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (14) 3402-6500.
Leia mais 📲https://portaldacidademarilia.com.br/




