Neste país, deixar seu cachorro sozinho por mais de 6 horas é ilegal
História de Émilie Laurent – Publicado em 24/09/2025 – 16:29 – Foto capa: © Wirestock/Freepik
Quando você sai para o trabalho, seu cachorro te acompanha até a porta com olhos suplicantes que silenciosamente dizem: “Fique comigo”. Isso parte seu coração, mas você tem obrigações de trabalho a cumprir e precisa ficar fora de casa de manhã à noite. No entanto, na Suécia, um país vanguardista em todos os sentidos, deixar seu cachorro sozinho por mais de seis horas é ilegal.
Cães tratados como membros da família
Ninguém deixaria um filho sozinho em casa o dia inteiro. Seria impensável, se não mesmo irresponsável. Então, por que fazer isso de forma tão inescrupulosa com nossos fiéis amigos caninos? Na maioria dos países do mundo, deixar seu cachorro dentro de casa enquanto você sai para o trabalho dificilmente é motivo de preocupação.
Mas enquanto você está ocupado com o trabalho, seu cachorro anda de um lado para o outro em casa e acha o tempo longo demais. Ele está deprimido na cama e andando de um lado para o outro em direção à tigela. Os minutos parecem durar uma eternidade. Quando você volta, ouve-o chorando do outro lado da porta, e seus soluços chegam até você lá de baixo, prova de que ele não gostou da sua ausência.
Na Suécia, os cães estão em situação muito melhor. Nesta terra, que tem todas as características de um Eldorado canino, os cães não ficam presos a um poste vulgar enquanto fazem compras nem esperam do lado de fora enquanto seus donos desfrutam de uma refeição em um restaurante. Lá, quase todos os lugares ostentam o selo “dog-friendly”, incluindo espaços abertos, onde muitas focinheiras passam. Se o país está entre os mais felizes do mundo, também é uma alegria para os animais. Deixar seu cão por mais de seis horas seguidas não só não é recomendado, como é proibido .
É assim que um cão sente a solidão
Passar seis horas dentro de casa, olhando pela janela e girando os polegares. Isso é aceitável em domingos chuvosos, mas não por uma semana inteira. Então, imagine nossos amigos caninos, que, como lembrete, não funcionam como robôs. Eles têm inteligência emocional. Os cães podem ter brinquedos que fazem barulho ao alcance e uma cama confortável e cuidadosamente arrumada, mas isso não é suficiente para mantê-los ocupados o dia todo. Enquanto os gatos são mais independentes e brincam com quase nada, os cães podem sentir um desconforto real se ficarem sozinhos com muita frequência.
- Ansiedade separativa: uma forma extrema de estresse que pode ser difícil de controlar sem intervenção profissional.
- Distúrbios do sono: cães estressados podem ter dificuldade para dormir adequadamente.
- Problemas de saúde: O estresse crônico pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentando o risco de doenças.
Há uma razão pela qual os veterinários chamam isso de “abuso silencioso”. Obviamente, algumas raças lidam melhor com a solidão do que outras. É o caso do Basset Hound e do Shiba Inu, por exemplo.
Suécia, muito atenta ao bem-estar animal
Na Suécia, os cães desfrutam de uma liberdade imensa e de uma qualidade de vida maravilhosa que faria todos os seus vizinhos internacionais latirem de inveja. Neste país, que está à frente e dá o exemplo, o bem-estar animal é uma prioridade máxima. Aliás, a lei apoia essa abordagem.
Os cães não são apenas “animais” criados para matar o tédio; são membros de pleno direito da família. Seus donos comemoram cada um de seus aniversários como fariam com crianças. Eles preparam um cardápio um pouco mais elaborado do que patê no dia de Natal e os levam aonde quer que vão. Os cães participam de todas as suas atividades.
Enquanto na França você deve manter seu cachorro na coleira em certas áreas ou enfrentar penalidades, na Suécia ocorre o oposto. Não é permitido manter um cachorro na coleira por mais de uma hora. E os cães devem ser passeados pelo menos uma vez a cada seis horas. Em outros países, passear com o cachorro às vezes é um incômodo, e o animal sempre segue o mesmo caminho pela vizinhança. Para os suecos, que começaram a praticar caminhadas ativas quase desde o berço, é um momento agradável, uma oportunidade de criar laços com seu animal de estimação e cumprir sua cota de 10.000 passos diários. A Suécia pode ganhar o prêmio de país mais gratificante para cães.
Cães ainda são seres vivos. Só porque não falam não significa que não sintam nada. E a Suécia entendeu isso muito bem. Para enfrentar a solidão opressiva dos cães e se manter obediente, o país até criou hotéis para animais e creches dedicadas.