Sessão de classificação teve 5 bandeiras vermelhas
Interlagos – São Paulo
A classificação do GP São Paulo poderá ficar marcada durante muito tempo na história do automobilismo. Em primeiro lugar, devido ao adiamento das atividades de sábado para domingo, ocasionado pelo extremo mau tempo e chuvas torrenciais que caíram sobre o autódromo. Em segundo lugar, pelo treino caótico, com muitas batidas, bandeiras vermelhas e ainda pela classificação de pilotos que, normalmente não atingiriam o Q3.
Após o início do treino, vários acidentes ocorreram. Por vezes, a bandeira amarela deu lugar à bandeira vermelha. Ao fim de tudo, o britânico da McLaren, Lando Norris fez a pole com o tempo de 1m23s405. George Russell, da Mercedes, vai largar em segundo. A terceira posição ficou com Yuki Tsunoda, da Racing Bulls. Já o Líder do campeonato, Max Verstappen largará somente na 17ª colocação, devido à punição recebida por troca de componentes do motor.
Importante lembrar que o treino classificatório só ocorreu hoje devido às chuvas que ocorreram ontem, de forma violenta no autódromo. A organização da prova optou por dar início ao treino às 7h30 da manhã, surpreendendo os espectadores, os jornalistas, as equipes e os pilotos, que quase não dormiram esta madrugada.
Franco Colapinto ocasionou a primeira bandeira vermelha logo no Q1. Calos Sain e Lance Stroll bateram contra o muro no Q2. Mesmo assim o Canadense da Aston Martin passou para o Q3. Na última sessão Alonso também bateu sua Aston Martin no muro e Albon da Williams também sofreu um acidente no fim da reta dos boxes, enquanto estava na segunda colocação.
Outra mudança, pela direção de prova, foi quanto ao horário da corrida principal, que foi transferida para 12h30. Dessa forma, é provável que os pilotos que se acidentaram no treino classificatório não tenham tempo suficiente para arrumar seus carros.
A grande decepção foi o holandês da Red Bull, Verstappen, que teve sua volta atrapalhada pela batida de Lance Stroll. Com a colisão, Max não conseguiu classificar-se para o Q3 e seu prejuízo foi ainda maior, pois com a punição, o tricampeão mundial largará somente em 17° lugar. Com Norris largando na pole, é bem provável que o campeonato ficará ainda mais competitivo.
Mais uma vez o piloto da Mercedes, Hamilton teve um desempenho muito ruim. O britânico não conseguiu uma boa volta e terminou em 16° lugar, porém herdou uma posição devido à punição à Max Verstappen e largará em 15°.
Confira o Grid de Largada da corrida principal que ocorrerá logo mais, as 12h30
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Liam Lawson (RB)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Alexander Albon (Williams)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Valtteri Bottas (Sauber) – Q2
- Sergio Pérez (RBR) – Q2
- Carlos Sainz (Ferrari) – Q2
- Pierre Gasly (Alpine) – Q2
- Lewis Hamilton (Mercedes) – Q1
- Oliver Bearman (Haas) – Q1
- Max Verstappen (RBR) – Q2
- Franco Colapinto (Williams) – Q1
- Nico Hulkenberg (Haas) – Q1
- Guanyu Zhou (Sauber) – Q1
O PORTAL CIDADE DE MARILIA está acompanhando o GP São Paulo direto do autódromo de Interlagos e em tempo real.
CRISTIANO COTRIM – EDITOR DE AUTOMOBILISMO