Com nossas dicas, o que fazer em São Luís não será um problema, e você vai conhecer as melhores atrações da capital do Maranhão. Confira!
Quer descobrir o que fazer em São Luís? Você chegou ao lugar certo! Montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a capital maranhense!
Famosa por seus 32 km de praias e um centro histórico que remonta ao Brasil colonial, a cidade pode ser o destino perfeito para sua próxima viagem.
Única capital do país fundada por franceses, no começo do século XVII, a cidade é a casa de mais de 4.000 casarões tombados, palácios, museus e centros culturais que podem encantar os amantes de história.
Você ainda terá a oportunidade de conhecer um pedacinho da Amazônia na Reserva de Itapiracó, se divertir às margens da Lagoa da Jansen, passear pelo calçadão do Espigão da Ponta d’Areia e muito mais.
O melhor de tudo é que você poderá desfrutar de uma excelente infraestrutura, e se deliciar com pratos típicos, como o camarão gigante, a moqueca maranhense e o arroz de cuxá.
Vem descobrir os melhores lugares para passear em São Luís, MA!
Como ir para São Luís, MA?
A primeira etapa do seu planejamento de viagem é decidir como chegar à capital do Maranhão.
A cidade fica na região Nordeste, entre as baías de São Marcos e do Arraial, o rio Mearim e o Oceano Atlântico, pertinho dos famosos Lençóis Maranhenses.
Para chegar até lá, você poderá optar entre avião, ônibus ou carro, veja só!
De avião
O meio de transporte mais indicado para visitar São Luís é o avião. Afinal, a distância para a maioria das capitais brasileiras é superior a 1.000 km.
A título de exemplo, São Paulo fica a 2.350 km, Goiânia está a 2.040 km, Salvador fica a 1.585 km e Porto Alegre está a mais de 3.000 km de distância.
O Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado opera voos das maiores companhias aéreas brasileiras, a partir de cidades como Belém, Teresina, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, entre outras.
A localização do aeroporto é, sem dúvidas, um facilitador: são apenas 12 km até o centro histórico, distância que pode ser percorrida de carro, Uber ou táxi.
Os viajantes podem, ainda, pegar um ônibus para chegar ao hotel: a linha Terminal Cohama – Terminal São Cristóvão circula entre o aeroporto, a avenida Guajajaras e o terminal São Cristóvão, onde você poderá pegar outro ônibus até o centro histórico.
De ônibus
Se você está saindo de outra cidade no Nordeste, os ônibus podem ser uma boa opção para chegar à capital do Maranhão.
O Terminal Rodoviário de São Luís, que opera viagens de várias viações, fica a menos de 9 km do centro histórico e da Praia Grande.
Neste caso, vale a pena pegar um Uber ou táxi para chegar até o seu hotel, pois as opções de transporte público até o centro histórico são escassas.
De carro
Quem opta por visitar a cidade de carro não tem muitas opções de trajeto, pois apenas uma grande rodovia chega à região, a BR-135.
A estrada se estende por 2.529 km, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, à capital do Maranhão.
Mapa de São Luís
Antes de decidir o que fazer em São Luís, pode ser uma boa ideia estudar o mapa da capital maranhense, pois a cidade tem território maior que Belo Horizonte e Fortaleza somadas.
A boa notícia é que a maioria das atrações estão concentradas ao longo dos 32 km de orla ou no centro histórico da cidade.
Onde se hospedar na cidade de São Luís?
A capital maranhense é um destino democrático, que oferece alternativas de hospedagem em diferentes estilos, localizações e faixas de preço.
O centro histórico é uma das regiões mais recomendadas para os visitantes. Abriga os principais pontos turísticos de São Luís e reúne hotéis, pousadas e hostels mais econômicos, além de contar com boa infraestrutura de serviços.
A região mais procurada para hospedagem, no entanto, é o litoral, sobretudo entre Ponta do Farol e Ponta d’Areia. Neste ponto você encontrará grande variedade de restaurantes e bares, atrações noturnas e, é claro, vistas incríveis do mar.
Existem, ainda, alguns hotéis distribuídos ao longo da Avenida Litorânea e no bairro São Francisco, mas tenha em mente que essas regiões ficam mais distantes e, por isso, são indicadas apenas para quem está de carro.
Quando ir para São Luís?
Você poderá encontrar o que fazer em São Luís em qualquer estação, mas não se engane: existe, sim, uma época mais indicada para turismo na cidade.
Entre junho e dezembro chove menos na capital maranhense, o que favorece passeios ao ar livre, e o calor supera os 34ºC: cenário perfeito para curtir as praias.
Além disso, é em junho que acontece a Festa de Bumba-Meu-Boi, principal evento do calendário da cidade e um dos maiores festejos populares do Brasil.
Por isso, se resolver visitar a cidade nessa época, não deixe para fazer suas reservas de hotel em cima da hora, pois as acomodações se esgotam com meses de antecedência.
O primeiro semestre do ano, por sua vez, é marcado por fortes chuvas que podem durar vários dias seguidos. Tenha em consideração caso resolva visitar São Luís entre janeiro e maio, não se esqueça de colocar um guarda-chuva na mala.
O que fazer em São Luís do Maranhão
Um dos destinos mais apaixonantes do Nordeste brasileiro, São Luís é uma cidade viva, que caminha entre a modernidade e a história, seja em sua orla urbana ou em seu centro histórico com construções centenárias.
Vem descobrir o que fazer em São Luís do Maranhão!
O que fazer na noite de São Luís?
Decidir o que fazer em São Luís à noite é uma tarefa fácil, pois existem muitas coisas para fazer depois que o sol se põe na cidade.
O centro histórico é um dos grandes points locais, pois é onde ficam os bares mais famosos da cidade.
Nas ruas Portugal, da Palma e da Estrela, por exemplo, você encontrará bares, restaurantes e casas noturnas em distintas faixas de preço.
A lista de lugares para passear em São Luís à noite segue com a orla da cidade, especialmente ao longo da Praia do Calhau e em Ponta d’Areia, onde a quantidade de clubes de reggae faz jus ao apelido de “Jamaica brasileira”.
O que fazer em São Luís com chuva?
Assim como a maioria das cidades situadas próximas à floresta amazônica, chove bastante em São Luís durante boa parte do ano, o que significa que pode ser uma boa ideia planejar passeios em espaços fechados.
Uma boa dica é trocar o dia na orla por uma visita ao centro histórico de São Luís.
Na região, você poderá visitar o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Museu do Reggae, o Teatro Arthur Azevedo e o Palácio dos Leões. Existem também outras construções centenárias e protegidas das intempéries do clima.
Ainda no centro histórico, o viajante pode conhecer as igrejas mais antigas da cidade. Igreja da Sé, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja dos Capuchinhos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e muitas outras.
Você também pode utilizar o dia de chuva para ir às compras em um dos shoppings locais, como o São Luís Shopping, o Shopping da Ilha, o Jaracati Shopping e o Golden Shopping Calhau.
O que fazer com crianças?
A lista do que fazer em São Luís com crianças é tão longa quanto diversificada, com opções para todas as idades.
As visitas ao Palácio dos Leões ou ao Museu Histórico do Maranhão, por exemplo, costumam encantar os pequenos. Uma viagem no tempo é imaginar com detalhes como era a vida na cidade durante o período colonial na região.
O mesmo acontece no Forte de Santo Antônio da Barra, uma antiga fortaleza militar onde pode-se contemplar o pôr do sol mais bonito de São Luís.
Você deve levar as crianças até a orla, especialmente entre as praias do Calhau e de São Marcos, onde fica o chamado Parquinho da Litorânea. Uma sugestão seria alugar uma bicicleta para dar a volta na Lagoa da Jansen.
O que fazer pagando pouco?
Você não precisa fazer um estrago no bolso para montar um roteiro do que fazer em São Luís, pois a cidade tem muitas atrações gratuitas ou a baixo custo!
Um dos destaques é o Parque do Itapiracó, localizado na região do Turu, com mais de 320 hectares de área verde, pistas de corrida, ciclovia, praças, campo de futebol, parquinhos e quadras.
Pertinho da Praia do Calhau, por sua vez, fica o Parque do Rangedor, uma reserva ambiental que inclui uma pista de 3,5 km de extensão para caminhada e ciclovia em meio à vegetação nativa.
Ali pertinho, em Ponta d’Areia, você poderá assistir a um verdadeiro espetáculo da natureza sem pagar nenhum centavo: é só ver o pôr do sol direto do Espigão Costeiro.
Está no centro histórico? Passeie pela Feira da Praia Grande, na Casa das Tulhas, e conheça o Museu Histórico e Artístico, instalado no edifício Solar Gomes de Sousa, do século XIX.
Quais as melhores praias de São Luís do Maranhão?
Uma das coisas que não pode faltar em sua lista do que fazer em São Luís é um passeio pelas praias locais.
De acordo com laudo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão de maio/2022, o trecho da Praia da Raposa até Ponta d’Areia registra índices adequados de balneabilidade.
Além disso, a maioria das praias ao longo dos 32 km de litoral da cidade dispõem de quiosques, barracas e até calçadão, garantindo a diversão até mesmo para quem não deseja entrar na água.
A Praia de Calhau é a mais extensa praia de São Luís, conhecida pelas águas calmas, perfeitas para a prática de esportes aquáticos, e pela noite animada nos bares e restaurantes da orla.
Se você gosta de visuais mais selvagens e pitorescos, vale a pena visitar a Praia de Olho d’Água, que é formada por dunas, falésias e morros, além de ser bastante procurada para a prática de kitesurf.
O cenário natural também é o destaque da Praia do Araçagy, a mais limpa de São Luís, onde formam-se piscinas naturais na maré baixa.
A praia mais famosa é a Ponta d’Areia, onde fica o Espigão da cidade, muitos bares, restaurantes e clubes de reggae: endereço certo para renovar o bronzeado e curtir a vida boêmia local.
Onde comer em São Luís?
Você não pode perder a oportunidade de conhecer a rica cozinha local durante sua viagem para São Luís do Maranhão. Existem dois grandes polos gastronômicos na cidade: o centro histórico e a orla.
No centro histórico, os melhores lugares para garantir sua refeição saborosa ficam entre a Rua do Sol e a Rua Quatorze de Julho, e entre a Avenida Senador Vitorino Freire e a Rua da Palma.
Esse trecho inclui a rua da Feira da Praia Grande e a Casa das Tulhas, um mercado popular localizado em uma construção do século XIX onde estão instalados vários quiosques que servem delícias maranhenses.
Na orla, você encontrará bons restaurantes no calçadão da Praia do Calhau e na Avenida dos Holandeses, que corta o bairro, bem como na orla de Ponta d’Areia, às margens da Lagoa da Jansen.
Confira alguns restaurantes que servem pratos saborosos da gastronomia do Maranhão:
- Armazém do Chef;
- Vignoli São Luís;
- Cabana do Sol;
- Amendoeira Restaurante;
- Restaurante Feijão de Corda;
- Casa7;
- Quitandinha Restaurante.
O que fazer próximo a São Luís?
Depois de completar seu roteiro com o que fazer em São Luís, nada melhor que estender sua viagem até um dos destinos formidáveis nas proximidades da capital maranhense.
Esse é o caso da região conhecida como Fronhas Maranhenses, no município vizinho de Raposa: uma excelente opção para quem ainda não conhece os Lençóis Maranhenses e quer mergulhar em piscinas naturais em meio às dunas.
Na mesma cidade fica a Ilha de Itaputiua, banhada por uma enseada de águas calmas e cristalinas, quase como uma gigantesca piscina em meio à vegetação exuberante.
E que tal visitar Alcântara, casa da principal base espacial do Brasil, o Centro de Lançamento de Alcântara? A cidade histórica fica a apenas 1h30 de barco de São Luís, com embarque no Cais da Praia Grande.
Se você gosta de cachoeiras, não deixe de visitar Morros, a 98 km da capital maranhense, e Boqueirão, a 46 km de São Luís.