Depois que a Sauber anunciou que nem Valtteri Bottas nem Guanyu Zhou permanecerão na equipe para a próxima temporada, a equipe confirmou a entrada de Gabriel Bortoleto. O brasileiro lidera atualmente o campeonato da F2, logo à frente de Isack Hadjar, e foi piloto de desenvolvimento da McLaren.
“Este é um dos projetos mais interessantes do automobilismo, se não de todos os esportes. Entrar para uma equipe que combina a rica história da Sauber e da Audi no automobilismo é uma verdadeira honra. Além de ser apenas um membro, meu objetivo é crescer com esse projeto ambicioso e alcançar o auge do automobilismo. Sou incrivelmente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de incentivo a jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”, reagiu Bortoleto ao ingressar na F1.
Bortoleto se tornará o primeiro brasileiro a competir na F1 desde que Pietro Fittipaldi competiu em 2020, após o acidente de Romain Grosjean, e o primeiro piloto brasileiro em tempo integral desde que Felipe Nasr competiu pela mesma equipe nas temporadas de 2015 e 2016.
“Gabriel já demonstrou nas categorias juniores que tem o que é preciso para ser um piloto vencedor. Estamos muito satisfeitos por ele se tornar ummembro da equipe
da Sauber e da Audi. Junto com Gabriel, estamos em uma jornada rumo ao sucesso, e vamos evoluir para uma força unificada para moldar uma nova era para a Audi no automobilismo. Nico e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, posicionando-nos fortemente para o futuro”, disse o CTO e COO Mattia Binotto.
Enquanto isso, o Presidente do Conselho da Sauber Motorsport AG, Gernot Döllner, acredita que essa contratação mostra o compromisso de longo prazo da equipe com a competição. “Liderado por Mattia, o projeto de Fórmula 1 da Audi está fazendo grandes progressos em muitas áreas. A contratação do segundo piloto é outro marco. Atualmente, estamos testemunhando uma mudança de geração na Fórmula 1, com jovens pilotos causando um impacto imediato. Com a contratação de Gabriel Bortoleto, garantimos um desses grandes talentos. Sua contratação ressalta a estratégia de longo prazo e o compromisso da Audi com a Fórmula 1”.