Pietro Fittipaldi segue em busca de um lugar para continuar sua carreira na Indy. Sem garantias de que vai permanecer na RLL, o brasileiro admitiu que negocia com a Dale Coyne — onde correu em 2018 e 2021 —, mas destacou a dificuldade em encontrar patrocinadores não somente para ele, mas também para o irmão, Enzo, que cogita migrar para os Estados Unidos.
Em 2024, Pietro Fittipaldi competiu ao lado de Christian Lundgaard e Graham Rahal na RLL, que teve uma das piores temporadas dos últimos anos, algo que contribuiu para o brasileiro não ter tido tanto destaque. Ao menos, concluiu a temporada dentro do Leaders Circle, que rendeu uma premiação de US$ 1 milhão [cerca de R$ 5,7 milhões] aos 22 melhores carros do grid — algo que os três pilotos do time alcançaram.
O bônus veio em boa hora para a RLL, que perdeu o principal patrocinador, a rede de supermercados Hy-Vee, que anunciou que seguirá apoiando somente a rodada dupla de Iowa. Outro ponto que deixam as coisas na equipe de Bobby Rahal, David Letterman e Mike Lanigan é a investigação que o FBI tem conduzido. Oficialmente, o órgão norte-americano somente confirmou que foi até a sede em Zionville, mas não falou qual é a acusação. O time também não se pronunciou, alegando segredo de justiça. O que se fala na mídia norte-americana é que a RLL estaria sendo acusada de roubo de propriedade intelectual pela Andretti, se aproveitando de um novo funcionário vindo da esquadra, agora, comandada por Dan Towriss.
É especulado, inclusive, que este possível escândalo tenha afugentado algumas marcas de se vincular à RLL, o que pode complicar ainda mais a permanência de Pietro no time. Ao mesmo tempo, a Racer colocou Devlin DeFrancesco como um postulante à vaga em aberta na esquadra de Rahal.
“Definitivamente, estamos trabalhando com Rahal, que tem essa situação com a Hy-Vee e também [em tentar manter] 5-Hour Energy. Estamos aguardando isso para ver o que vai acontecer no próximo ano”, declarou Pietro Fittipaldi à revista norte-americana Racer.
Pietro alimenta o sonho de disputar a categoria norte-americana ao lado do irmão. Enzo Fittipaldi vai testar pela McLaren no próximo dia 19, na pista do Thermal Club, na Califórnia. Ao GRANDE PRÊMIO, Tony Kanaan, diretor-esportivo da equipe, explicou que esta é uma oportunidade para o mais novo dos irmãos Fittipaldi se posicionar no mercado da Indy, mas que não há possibilidade de contratação por parte do time laranja-papaia, que já tem Pato O’Ward, Nolan Siegel e Christian Lundgaard.
“Meu objetivo, com certeza, é continuar na Indy. A meta do meu irmão também é essa. Tony Kanaan e Zak Brown deram uma grande oportunidade para o Enzo testar no Thermal em duas semanas, o que é muito bom para ele. O objetivo é corrermos juntos na Indy. Esse é o sonho”, pontuou
Com a confirmação de Robert Shwartzman ao lado de Callum Ilott na Prema, restam cinco vagas na Indy para 2025. Uma na RLL, duas na Juncos e outras duas na Dale Coyne, onde os Fittipaldi também conversam. Em 2018 e 2021, Pietro correu em nove provas pela equipe, enquanto Enzo chegou a testar pelo time em 2023.
“Com certeza, estamos olhando tudo, assim como meu irmão. Já corri para o Dale Coyne. Ele é um grande amigo nosso. Enzo testou por ele no ano passado, no mesmo dia em que estive na pista, em Sebring. Dale é um cara em que sempre estamos em contato. Definitivamente, existem oportunidades. Sei que ele está comprometido em fazer um programa muito mais sólido para a próxima temporada”, declarou Pietro Fittipaldi.
“Esse ano foi muito difícil para ele, pois trocava de pilotos constantemente. Se não der certo com a RLL, estamos conversando com Dale”, completou.
Pietro, no entanto, assumiu que existem algumas dificuldades orçamentárias para permanecer na Indy em 2025. Sugeriu que ainda necessitar encontrar patrocinadores para prosseguir na categoria.
“É difícil, pois tudo depende de financiamento para nós. É extremamente difícil com os patrocínios e ter de aumentar o orçamento aqui para nós, do Brasil para os EUA, mas trabalhamos muito duro. Parte do que tem nos ajudado a garantir o apoiadores é o fato de termos criado os canais Fittipaldi Brothers e, por meio disso, as visualizações que recebemos, é o que realmente tem nos ajudado a conseguir patrocínios”, declarou o mais velho dos irmãos Fittipaldi.
“Portanto, tivemos de tentar pensar fora da caixa para garantir o financiamento para que pudéssemos participar da Indy e de outras corridas que exigem algum orçamento, pelo menos, para começar. Portanto, nunca é fácil, mas continuamos trabalhando”, encerrou.
A temporada 2025 da Indy está programada para começar no dia 2 de março, em St. Pete, na Flórida.