Começa no dia 20 de fevereiro a campanha Acelerando pelo Meio Ambiente, uma iniciativa da Equipe Eurofarma-RC, CPTM e a Rede Circulare. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância do descarte correto de resíduos eletroeletrônicos e incentivar que os usuários usem os pontos de coleta para se livrar dos equipamentos quebrados e fora de uso, de forma ambientalmente correta e com mais comodidade.
Para que isso aconteça, a empresa irá instalar, em parceria com a Circulare, pontos de entrega voluntária (PEV) nas cinco maiores linhas da rede CPTM, Linha 7 – Barra Funda saída Francisco Morato, Linha 10 – Luz saída Tamanduateí, Linha 11 – Itaquera saída Guaianazes, Linha 12 – Brás saída Tatuapé e Linha 13 – Engenheiro Goulart saída Aeroporto de Guarulhos.
A abertura da ação será no dia 20 de fevereiro, na estação Brás, com a presença dos pilotos tricampeões da equipe Eurofarma-RC, Ricardo Maurício e Daniel Serra, além do piloto Gaetano di Mauro. O V8 Stock Car da equipe também estará em exposição, próximo às catracas de entrada e saída. “Para nós é sempre um prazer esse envolvimento em ações que contribuam para a melhoria do nosso entorno e do nosso planeta. Essa já é uma prática comum na nossa equipe, principalmente, porque faz parte do nosso DNA”, diz Ricardo Maurício.
A chegada do carro está prevista para às 8h da manhã e até às 16h – ou enquanto durarem os estoques, serão trocados bonés por itens de descarte como celulares quebrados, com defeito ou fora de uso, cabos de energia, computadores, notebooks, brinquedos eletrônicos, eletrodomésticos, controle remoto, televisores, tomadas, entre outros. Não são eletrônicos e não devem ser descartados nesse local, pilhas, lâmpadas, toners, baterias e tv de tubo.
Quem quiser conhecer os pilotos da Stock Car e conseguir bonés autografados, deve comparecer na estação do Brás entre 11h e 13h, horário em que eles estarão acompanhando a ação e incentivando o descarte. “Teremos 300 bonés para troca, além de pastilhas, e cada descarte vale um boné”, explica Gaetano di Mauro.
O carro ficará em exposição na estação do Brás até o dia 24 de fevereiro, quando ele parte para Goiânia, cidade sede da primeira etapa da temporada Stock Car 2024.
As demais estações estarão com os coletores durante todo o mês de março. Todos os itens arrecadados serão encaminhados para recicladores autorizados da Rede Circulare, e todas as peças desmontadas podem ser rastreadas. A Circulare é uma plataforma da Circular Brain, uma empresa de reciclagem de eletroeletrônicos que coleta, processa e faz a rastreabilidade dos resíduos, reduzindo o número de resíduos descartados na natureza, incentivando a geração de renda e promovendo a economia circular das peças que podem ser reaproveitadas pelas indústrias. “Temos uma missão de incentivar a economia circular e limpar o nosso planeta, promovendo acessibilidade à população, para que seja cada vez mais simples encontrar um ponto de descarte próximo à sua residência. Só no ano passado arrecadamos mais de 23 mil toneladas de equipamentos, um crescimento de 461% em relação à 2022”, explica Livia Santarelli , Gerente de Marketing da Circular Braim.
Segundo dados da Rede Circulare, só o bairro Brás gera mais de 300 mil quilos de resíduos eletrônicos por ano, o que equivale ao peso de 234 carros de corrida. Apesar do alto volume, apenas 3% é destinado de forma ambientalmente correta.
Serviço:
Lançamento no dia 20 de fevereiro das 8h às 16h
Chegada do carro: 8h
Pilotos com troca de bonés por itens: 11h às 13h
Carro fica na estação até 24/02
Outros pontos de descarte: Linha 7 – Barra Funda saída Francisco Morato, Linha 10 – Luz saída Tamanduateí, Linha 11 – Itaquera saída Guaianazes, Linha 12 – Brás saída Tatuapé e Linha 13 – Engenheiro Goulart saída Aeroporto de Guarulhos – Durante o horário de funcionamento das linhas