Ação de incentivo e estímulo à poupança e planejamento financeiro segue com sorteios semanais de R$ 5 mil, prêmio especial de R$ 500 mil em outubro e sorteio de R$ 1 milhão em dezembro
Com o objetivo de incentivar o hábito de poupar entre os associados e fortalecer a educação financeira e a sustentabilidade econômica, o Sicredi está promovendo a campanha “Poupança Premiada” nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Desde o seu lançamento em março, a promoção já contemplou mais de 80 associados com sorteios semanais no valor de R$ 5 mil. Além disso, os associados que participam da campanha têm a oportunidade de concorrer a um prêmio especial de R$ 500 mil em outubro, em comemoração ao Dia Internacional da Poupança, e ao sorteio final de R$ 1 milhão em dezembro.
Um dos ganhadores dos sorteios semanais foi o associado Joabe Alves Marques de Melo, de Siqueira Campos (PR). Ele conhece bem os benefícios da modalidade de poupança para reserva de recursos. “Sempre trabalhei com o Sicredi e fiz minhas reservas, mas essa poupança em especial eu fiz quando o meu filho nasceu, para que no futuro ele possa ter mais tranquilidade para fazer uma faculdade ou o que for necessário. Sempre poupei no Sicredi e vou continuar poupando. Eu me sinto muito bem aqui!”, destaca Melo.
Benefícios para associados e impacto positivo para comunidade
Além dos benefícios diretos para os associados, a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, ressalta o impacto positivo que a campanha tem nas comunidades. Até agora, foram gerados mais de 66 milhões de números de sorte (cupons de participação na campanha), mostrando a alta adesão dos nossos associados e poupadores à ação. Desta forma fortalecemos o ciclo virtuoso do cooperativismo de crédito. “A poupança é muito atrativa, especialmente para quem pretende iniciar uma reserva financeira de forma simples e segura. Com a modalidade, os poupadores também se descobrem investidores e, com o tempo, diversificam ainda mais a sua carteira de investimentos. Esses são os benefícios diretos para o associado, mas a modalidade também gera um impacto positivo regional. Isso ocorre porque os recursos captados pelas cooperativas Sicredi em poupança se transformam em linhas de crédito comercial e rural, contribuindo para fomentar a economia local”, explica a gerente.
Mercado bancário perde poupança, Sicredi vai em direção oposta e amplia a carteira
Recentemente, a instituição atingiu a marca de R$ 100 bilhões em captações de depósito a prazo, um aumento de 28% em comparação ao mesmo período de 2022. Apenas em poupança, a instituição tem um volume aplicado pelos seus poupadores de mais de R$ 27 bilhões, sendo que, desses, mais de R$ 8,6 bilhões pertencem às cooperativas da Central Sicredi PR/SP/RJ, onde a campanha de incentivo é realizada. Enquanto que, segundo dados do Banco Central do Brasil (Bacen), o mercado bancário teve um incremento líquido negativo de R$ 66,6 bilhões neste ano, o Sicredi ampliou sua carteira. Entre março e junho, nas mais de 800 agências dos estados de Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o incremento positivo foi de R$ 356,5 milhões de reais. Segundo Adriana, “isso significa a confiança dos nossos poupadores no Sicredi e o importante papel que nossos gestores desempenham ao reforçar a reserva no produto como um instrumento de planejamento e educação financeira. Isso não apenas beneficia diretamente o associado e sua comunidade ao redor, mas também já proporcionou prêmios de R$ 5.000,00 para mais de 80 sortudos”.
Participar é fácil
Ao longo da campanha, serão distribuídos R$ 2,5 milhões em prêmios para os poupadores associados sorteados. E para participar da promoção é simples: a cada R$ 100 aplicados na poupança do Sicredi, é gerado um número da sorte para concorrer aos sorteios, realizados pela Loteria Federal. Se as aplicações forem na modalidade programada, em que o poupador autoriza o débito mensal da conta, as chances de ganhar são dobradas. A participação é automática em ambas as modalidades, ou seja, o associado não precisa se cadastrar ou preencher cupons.
No site da campanha, os associados têm acesso aos números da sorte, podem conferir conteúdos específicos sobre finanças e receber dicas para o planejamento do orçamento. Também é possível conhecer o regulamento da campanha e verificar os vencedores dos sorteios.