Neste segundo dia da missão internacional do prefeito Daniel Alonso (PL) e do chefe de gabinete Levi Gomes de Oliveira, durante o Fórum Integração Brasil-Europa organizado pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP), a agenda ocorreu em Aveiro, importante centro urbano, universitário, portuário e turístico de Portugal. Localizada a 70 quilômetros de Porto e a 65 quilômetros de Coimbra, Aveiro atualmente é governada pelo prefeito José Ribau Esteves, que recepcionou Daniel e os outros líderes de cidades brasileiras integrantes da comitiva.
A agenda incluiu visita técnica à Fábrica Centro Ciência Viva, onde a delegação brasileira se encontrou com o professor doutor Pedro Pombo, diretor do ambiente de inovação. Em seguida, a missão esteve com a engenheira Petra Loureiro, no Ecocentro Municipal de Aveiro, responsável pela Veolia. Durante o intervalo das atividades técnicas e imersivas, a Imprensa brasileira que acompanha a missão entrevistou o prefeito Daniel Alonso. O chefe do Poder Executivo entrou ao vivo em live transmitida internacionalmente pela rádio Bandeirantes. Em nome da Frente Nacional de Prefeitos, Daniel Alonso sintetizou o objetivo e o foco da missão. “Nossa missão de estar em Portugal e poder conhecer a história de Aveiro, esta cidade com quase mil anos de existência, está nos permitindo aprender sobre sua transformação e levar estas experiências para as cidades brasileiras”, considerou o prefeito de Marília.
Duas características marcantes na transformação e aperfeiçoamento de Aveiros mencionadas por Daniel Alonso se concentram na inovação e no turismo. Aliás, estas mesmas características vêm predominando em Marília nos oito anos de gestão do prefeito Daniel Alonso. “A inovação e o turismo são áreas que garantirão o emprego do futuro”, reiterou. Aveiro se tornou município turístico nos últimos anos graças aos investimentos adotados pelas administrações que identificaram o potencial da cidade no acolhimento de pessoas estrangeiros no turismo receptivo. A cidade avançou tanto neste item que atualmente é chamada de ‘Veneza portuguesa’, justamente por oferecer serviços de passeios em canais, bem semelhantes aos passeios de gôndolas de Veneza, Itália.
Nesta quarta-feira, dia 8 de maio – data que na Europa é celebrada o Dia da Vitória, por ser quando as tropas nazistas se renderam aos aliados e ocorreu o fim da II Guerra Mundial em solo europeu – a missão brasileira iniciará a pauta com uma visita oficial à Câmara Municipal de Porto, onde autoridades portuguesas estarão recepcionando os brasileiros e haverá a cerimônia protocolar da assinatura do livro de honra. A agenda reserva um momento com o chefe do Poder Executivo de Porto e com vereadores da cidade, além de imersão ao Porto Innovation Hub na companhia do vereador da cidade de Porto e arquiteto Pedro Baganha.