Os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Vera Cruz, no Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo estiveram mobilizados neste último sábado, dia 08, para a campanha contra a paralisia infantil, denominada pelo Ministério da Saúde, como o “Dia D”, na campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o território brasileiro. Na cidade paulista, os rotarianos criaram uma mobilização no centro comercial da cidade, nos cruzamentos entre as ruas XV de Novembro e Paulo Guerreiro Franco, alertando a população vera-cruzense para a importância de se levar às crianças aos Postos de Vacinação. “Foi uma ação simples, mas bem objetiva”, disse o presidente do clube rotário local, o diretor de marketing, Felipe Gonçalves Ragassi Orlando, ao convocar o pessoal para expor uma faixa informativa no semáforo para que motoristas e pedestres fossem alertados.
No período de aproximadamente das 9h ao meio dia os rotarianos se revezavam entre os associados do clube e os jovens que farão parte futuramente do Programa do Interact, estenderam a faixa informativa enquanto o semáforo paralisava o trânsito. “Os motoristas buzinavam em apoio a nossa ação”, disse a rotariana e professora Sônia Regina Cappi Janini que participou pela primeira vez e gostou muito da ação. “Todos entendem, e compreendem a importância e alguns até nos parabenizam”, disse a rotariana que ficou muito satisfeita com a informação, de que no sábado, dia 08, 150 crianças foram levadas pelos pais para serem vacinadas contra a paralisia infantil. “Só por isso já valeu a pena o nosso trabalho”, disse satisfeita.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, a Unidade Básica de Saúde Antônio Alberto Macuco Janini foi o ponto de encontro para esse ato de cuidado, mantendo as portas abertas das 08h às 16h. Além da vacinação contra a paralisia infantil, a equipe de saúde também aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacina das crianças, garantindo que estejam em dia com todas as proteções necessárias. “Nossa função como rotariano é fazer o alerta e estimular os pais para que levem as crianças para serem vacinadas”, disse o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, que também faz parte do Rotary Club de Vera Cruz. A campanha de vacinação contra a poliomielite continuará em todas as unidades de saúde até o dia 14 de junho, das 08h às 17h. “É hora de unirmos forças para garantir que todas as crianças estejam protegidas contra essa doença que, embora controlada, ainda representa uma ameaça se não nos mantivermos vigilantes”, disse o rotarianos que esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na gestão 2011-12.
As próximas ações do clube serão colocar faixas próximos aos postos de saúde e possivelmente outro pedágio em dia a ser marcado. “Felizmente a cidade de Vera Cruz tem um índice vacinal entre as crianças próximo dos 95% exigidos pelo Ministério da Saúde”, acrescentou a professora Cristiane Aparecida Tinetti, também do Rotary Club de Vera Cruz. A campanha irá até o dia 14 de junho para todas as crianças de 1 a 4 anos, mesmo aquelas com a carteira vacinal em dia, devem ser levadas às unidades de saúde para receber uma dose extra da vacina contra a poliomielite. Esta ação visa reforçar a proteção das crianças e ampliar a barreira contra a possível circulação do vírus.