Rússia envia helicóptero Mi-26, o maior do mundo, para reforçar presença militar no Mali (X @top_force)
A Rússia deslocou um helicóptero de transporte pesado Mi-26 para o Mali, confirmado por fotos publicadas nas redes sociais.
A aeronave, sob comando do chamado Corpo Africano controlado pelo Ministério da Defesa russo, também é usada para transportar tropas da junta que governa o país. Essa movimentação marca a primeira vez que esse tipo de helicóptero é enviado para o território africano.
O Mi-26 permite que as forças russas e seus aliados transportem rapidamente grandes unidades e equipamentos para áreas remotas, evitando comboios terrestres vulneráveis a ataques. Além de tropas, ele pode levar veículos blindados, artilharia, suprimentos e grandes quantidades de munição em um único voo, reforçando a logística russa na região. Junto aos helicópteros, a Rússia mantém aviões de combate no Mali, como os Su-24, enviados em junho deste ano.
Projetado na União Soviética e produzido atualmente na Rússia, o Mi-26 é o maior helicóptero em série do mundo. Ele possui capacidade para carregar até 20 toneladas, rotor de oito pás, dois motores turboeixo e peso máximo de decolagem de 56 toneladas. Mede mais de oito metros de altura, 40 metros de comprimento e 32 metros de diâmetro de rotor, podendo voar entre 800 e 2.000 quilômetros dependendo da carga, com velocidade máxima de até 295 km/h.
