Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

Secretária dos Direitos Humanos, Wania Lombardi, e secretário da Assistência Social, Delegado Damasceno, recepcionaram a representante do governo estadual

A secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, esteve oficialmente em Marília para uma visita institucional ao Paço Municipal na terça-feira, dia 18 de julho, quando foi recepcionada pela secretária municipal dos Direitos Humanos, Wania Lombardi, e pelo secretário municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno. Participaram da recepção a coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Camila Rodrigues da Silva, coordenadora do Centro Municipal de Referência da Mulher, Adriana Tognolli, servidores técnicos das pastas da Assistência Social e dos Direitos Humanos, além de lideranças comunitárias de Marília e região.

Entre os participantes estava o ex-presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), maestro Dante Mantovani, que é morador de Paraguaçu Paulista – a 80 quilômetros de Marília. Durante o encontro, a secretária Sonaira Fernandes detalhou a estratégia de trabalho à frente da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e antecipou algumas ações e programas, incluindo o de fomento ao empreendedorismo feminino e a caravana para a prevenção e saúde da mulher. “Temos que valorizar, também, a mulher que trabalha em casa, a que faz artesanato, incorporando-as às linhas de crédito da Desenvolve São Paulo”, afirmou.

Formada em Direito, Sonaira Fernandes se elegeu vereadora em São Paulo com mais de 17 mil votos e antes de ingressar na vida pública trabalhou como assessora parlamentar do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Na Câmara Municipal de São Paulo, Sonaira apresentou importantes projetos de Lei e criou a Frente Parlamentar  em Defesa da Vida, da Família e do Direito Natural e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras. Em 2023, foi convidada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a assumir a Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher.

Linhas de crédito para mulheres

De acordo com secretária Sonaira Fernandes, as linhas de crédito para as mulheres têm o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino e promover o crescimento econômico regional em diversos setores. “Nossa pasta é uma secretaria de meio, e, portanto, precisamos sempre articular ações e programas com outras secretarias, seja da Saúde – como é o caso da caravana para promoção da saúde da mulher – seja com a Desenvolve São Paulo para que as mulheres possam expandir seus negócios”, disse.

A Desenvolve SP oferece linhas de crédito para mulheres com taxas de juros atrativas e condições facilitadas de pagamento. Desta forma, as empreendedoras têm acesso a recursos financeiros para investir em seus empreendimentos, adquirir equipamentos e expandir a capacidade produtiva. Uma das linhas de crédito, a Desenvolve Mulher, tem juros a partir de 4% até 6% ao ano, mais a taxa Selic. Para ser elegível ao crédito, a empresa deverá ser administrada por uma mulher. Além disso, a Desenvolve SP poderá consultar a classificação de risco da empresa.

Mulheres administradoras de micro e pequenas empresas contarão com crédito pré-aprovado de até R$ 200 mil. Além disso, na hipótese de liberação de financiamento para compra de equipamentos ou reforma de comércio, por exemplo, 30% deste recurso poderá ser destinado a capital de giro para impulsionar o negócio. A outra linha de crédito é a Desenvolve Mulher Sustentável. Ela conta com taxas ainda menores para o financiamento de projetos de sustentabilidade, como compra e instalação de placas solares, melhoria de sistema de iluminação (energia fotovoltaica), substituição de equipamentos movidos a combustível fóssil por dispositivos com energia limpa, além de projetos de eficiência energética em geral. Os financiamentos podem ser contratados com juros a partir de 2% até 4% ao ano, acrescidos da Selic.

Há também a linha Empreenda Mulher, oferecida pelo Banco do Povo – a opção disponível com condições especiais para pessoa física, rural com CNPJ e para MEI, ME, EPP, Ltda e Eireli. Para ter acesso ao microcrédito, é necessário concluir um dos cursos de qualificação selecionados e oferecidos pelos parceiros Sebrae-SP e Aliança Empreendedora. São cursos voltados à formalização, marketing digital e educação financeira, para que a empreendedora possa gerir melhor seu empreendimento.  Para mais informações sobre a linhas de crédito, acesse:
https://www.desenvolvesp.com.br/empresas/opcoes-de-credito/credito-desenvolve-mulher/

https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/programas/empreendamulher/

Marília

A secretária municipal dos Direitos Humanos, Wania Lombardi, ao recepcionar a secretária estadual Sonaira Fernandes, levou o abraço e os cumprimentos do prefeito de Marília, Daniel Alonso, que não pôde participar da recepção em função de compromissos agendados anteriormente. “Importante a aproximação com a pasta da Política para a Mulher, tanto que comparecemos com nossa equipe técnica e pretendemos pleitear novos programas estaduais para Marília”, disse.

O ex-presidente da Funarte, Dante Mantovani, que trabalhou na gestão do ex-presidente da República, Bolsonaro (2019-2022), destacou a relevância da participação feminina na política. “A secretária Sonaira é uma inspiração para as mulheres que desejam participar mais do processo político e vem promovendo uma contribuição salutar para a construção de políticas públicas no Estado de São Paulo”, afirmou.

Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Damasceno, a visita de Sonaira Fernandes à Prefeitura Municipal de Marília na terça-feira, dia 18 de julho de 2023, reforça o compromisso do governo do Estado de São Paulo na construção de uma sociedade mais igualitária. “Quando tratamos da questão de gênero na política, é notório que as mulheres ainda são minoria. Por isso é importante que Estado e Municípios estejam unidos no incentivo à participação feminina nos assuntos públicos, bem como na apresentação de propostas que garantam os direitos e a qualidade de vida das mulheres. Justamente para que possamos caminhar em direção a uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou o secretário Damasceno.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *