Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

“A orientação foi fundamental”, destacou o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi

Mais de 60 servidores municipais da Educação de Marília participaram de treinamento em primeiros-socorros oferecido pela Faculdade de Medicina de Marília, Famema, através do Programa de Extensão Alfa-Famema. “Orientar e capacitar os profissionais das escolas municipais para conhecimento das técnicas de primeiros-socorros é fundamental para que possam agir com segurança e de forma rápida em situações de emergência, dentro do ambiente escolar, enquanto aguardam o atendimento especializado. Os cuidados de primeiros-socorros podem salvar vidas”, afirmou o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi.

A capacitação está em conformidade com a Lei n.º 13.722/18, a chamada Lei Lucas, que determina que instituições de ensino devem capacitar seus colaboradores no atendimento de primeiros-socorros. O curso foi ministrado pelos integrantes do Programa Alfa, que é composto por estudantes de Medicina e de Enfermagem. Todos capacitados para atuarem como monitores e instrutores práticos de treinamento em primeiros-socorros. A supervisão do curso é da professora Carla Marega, chefe da Disciplina de Saúde Coletiva e coordenadora docente do Programa de Extensão Alfa-Famema.

Ao todo, foram capacitados 63 servidores, sendo um de cada unidade escolar – Emei, Escola Municipal de Educação Infantil, e Emef, Escola Municipal de Ensino Fundamental – em sua maioria auxiliares de desenvolvimento escolar. Os servidores foram divididos em duas turmas para melhor aproveitamento e cada turma participou de um dia de treinamento com carga horária de três horas.

Durante o treinamento foram abordadas técnicas importantes para o atendimento adequado de ocorrências e os procedimentos corretos em situação de emergência. Dentre as temáticas foram abordadas a reanimação cardiopulmonar, imobilização de extremidades, obstrução de vias aéreas (engasgamento e ferimentos específicos).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *