As sextas-feiras viraram um momento bastante esperado na temporada 2023 da Turismo Nacional, categoria que reúne os carros mais vendidos no Brasil. Depois de um dia muito intenso de atividades de pista com os treinos livres e as sessões classificatórias que definem o grid, a TN “tira o macacão” para “sextar”. Uma iniciativa inédita da Vicar, empresa promotora da categoria e também da Stock Car, tem reunido pilotos, familiares, membros das equipes, organização e jornalistas em confraternizações sempre com boa comida, música de qualidade e um sentimento de enorme união. É a chamada “Sextou TN
Os jantares festivos às sextas-feiras começaram na segunda etapa do campeonato, no mês de maio. Desde então, a comunidade da Turismo Nacional já desfrutou de churrascos, com costela no chão tipicamente gaúcha em Tarumã e no Velopark, festa junina no paddock de Interlagos (SP) e muita música sertaneja em Goiânia.
O “Sextou TN” começa no início da noite e costuma contar também com as famílias dos pilotos, que se unem em um momento especial, e tem a aprovação dos competidores. É uma energia a mais para todos antes da disputa das seis corridas realizadas a cada etapa a partir do dia seguinte.
“A confraternização tem sido um momento muito legal”, disse o paranaense Junior Helte, piloto da Turismo Nacional na categoria A. “Envolver as equipes, os pilotos, familiares e os organizadores, saindo de um clima de competição, que fica dentro das corridas, para um momento de descontração e gerando novas amizades e relacionamento, é muito prazeroso. Apesar dos pegas ferrenhos que temos nas pistas, fora delas o clima tem sido muito harmonioso, o que geralmente é difícil de encontrar em outras categorias”, destacou.
Quem também ressaltou o espírito de harmonia proporcionado pela Turismo Nacional foi o goiano Célio Vinícius, que luta pelo título do campeonato na categoria B. “Temos eventos muito bons às sextas-feiras. É momento de relaxar junto com nossos mecânicos, amigos, engenheiros e os demais pilotos. Sinceramente, acho uma iniciativa ótima”, disse “Celinho”, que também é heptacampeão mundial de jet-ski.
Nem a chuva impede a festa — A penúltima etapa do campeonato, disputada em setembro no Velopark, foi marcada por um fim de semana de frio e muita chuva. Mas o tempo sisudo não foi obstáculo para a comunidade da Turismo Nacional, que aproveitou para relaxar um pouco antes dos dias que habitualmente são mais tensos por conta das corridas.
Até quem estreou como piloto sentiu como é diferente o ambiente da TN. É o caso do streamer Velho Vamp, integrante da Tribo do Gaules e agora também competidor da G3X Racing em parceria com Gui Sirtoli. “A atmosfera aqui, com todo o conjunto, é muito além das corridas. O pessoal da Turismo Nacional é muito unido. Teve o (locutor) Chicão cantando, teve a resenha dos pilotos, a confraternização na sexta-feira. Estou muito feliz por estar aqui”, disse.
O próximo “Sextou TN” já tem data marcada: será em 1º de dezembro, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), palco da sexta e última etapa da temporada e da coroação dos campeões de 2023.