Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
logo center investimentos xp

Dólar

5.3953

Euro

6.26566

Bitcoin

602999

Publicidade

Publicado em 25/10/2025

Com a atenção sempre voltada às demandas contemporâneas, a Universidade de Marília (Unimar) reestruturou seu curso de Ciências Contábeis. A tecnologia, a globalização e a consequente transformação do mercado elevaram as atribuições desse profissional, que até a virada do século era um executor que atendia às demandas. Desde então, ele vem ocupando uma função cada vez mais proativa, influenciando as decisões no mundo dos negócios. Na Unimar, os acadêmicos encontram o que precisam para assumir seu papel de contabilista com relevância e valorização. 

A modernidade do mercado impactou as ocupações de forma geral e, no caso, dos profissionais de Ciências Contábeis, as mudanças foram positivas, mas, de acordo com o coordenador do curso da Unimar, Prof. Dr. Bruno Michel Roman Pais Seles, é preciso estar em acordo com o novo cenário dos negócios. “O contabilista deixou a ocupação tradicional de executor de rotinas contábeis com menos visibilidade. Hoje ele é uma figura estratégica e integrada às demais áreas de trabalho, analisando dados e orientando o sucesso das empresas”, explica.

A Universidade de Marília vem investindo em mudanças metodológicas em acordo com as transições do mercado e, desde 2024, incorporou o curso de Ciências Contábeis à Business School. A novidade colocou esses alunos no centro da Escola de Negócios da Unimar, junto com os acadêmicos de Administração, ainda mais integrados com outras formações e estruturas do Campus, em metologia ativa e prática e contato direto com empresas.

Ainda como parte da Business School, quem escolhe essa profissão na Unimar passa a obter a gratuidade de uma segunda titulação que o favoreça perante o mercado. O aluno cursa os quatro anos para se tornar bacharel em Ciências Contábeis e, durante esse período, ainda escolhe um Superior Tecnólogo sem custo adicional algum, entre quatro opções: Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Marketing ou Recursos Humanos.

Além disso, a matriz de Ciências Contábeis está estruturada em pilares essenciais ao mercado atual: Normas Contábeis Nacionais e Internacionais; Pesquisa, Lógica e Análise Quantitativa; Tecnologia e Contabilidade; Ambiente Corporativo e Legal; Sustentabilidade e Ética; Comunicação e Pessoas; Gestão de Projetos; e Compreensão e Comunicação Estratégica de Dados Financeiros e Gerenciais.

O corpo docente é mesclado entre carreiras acadêmicas e práticas, trazendo a base do conhecimento sólido, mas também a realidade de mercado para as salas de aula, que estão sendo remodeladas para oportunizar diferentes formatos de aprendizagem, com tecnologia e mobiliário modular. “O mobiliário da sala poder ser movimentado com facilidade para aulas mais dinâmicas, onde os professores sejam mediadores do conhecimento, instigando um perfil de aluno mais analítico e participativo”, observou o coordenador de Ciências Contábeis.

Há anos a empregabilidade é destaque na Universidade de Marília, com premiações a esse respeito. E no curso de Ciências Contábeis, o coordenador afirma que faltam profissionais para ocupar todas as vagas do mercado.

A Pró-Reitora de Graduação da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, reforça que essa é uma preocupação transversal em todos os cursos de graduação e pós-graduação. “Temos um núcleo vocacionado na empregabilidade (Núcleo Interdisciplinar de Estágio e Emprego), conectando as nossas matrizes curriculares às principais práticas do mercado. E temos uma plataforma virtual onde o aluno busca as melhores oportunidades de estágio e emprego em todo o Brasil. Além de realizarmos uma das maiores feiras de empregabilidade de universidades aqui dentro do Campus, o que só é possível porque as nossas conexões com as empresas privadas, órgãos públicos e terceiro setor são permanentes e estão dentro das matrizes curriculares”.

A aluna do primeiro ano de Ciências Contábeis da Unimar, Miriã Batista, mora em Vera Cruz e contou que vários fatores converteram para sua escolha pela Universidade de Marília. “Tenho amigos e familiares bem ocupados no mercado que estudaram na Unimar, aqui também encontrei flexibilidade de custo, professores habilitados e uma ótima infraestrutura. Além da credibilidade. Estou no primeiro ano de faculdade e já estou trabalhando no setor de RH de um supermercado”.

Publicidade

Related Articles