Max Verstappen considerou alarmante a tendência de queda da Red Bull Racing após o Grande Prêmio da Holanda. No entanto, Christian Horner não parece estar levando isso tão a sério quanto o piloto estrela da equipe. Um desenvolvimento preocupante dentro da equipe, que foi levantado por Jos Verstappen antes da corrida.
“Por si só, é positivo que ele esteja em segundo lugar, mas quando você está com 3,5 décimos, fico um pouco preocupado com as próximas corridas”, revelou Jos Verstappen antes do DutchGP. As preocupações de Jos não devem ter diminuído durante a corrida, depois de ver seu filho terminar mais de 20 segundos atrás do vencedor Lando Norris.
Max Verstappen disse palavras no mesmo sentido após a corrida. Simplesmente não fomos rápidos o suficiente, mas isso não era algo que eu não tivesse previsto”, disse o holandês após a corrida. “As últimas corridas não foram realmente fantásticas. Então, de certa forma, isso já era um pouco alarmante. Mas sabemos que não precisamos entrar em pânico. Sabemos que estamos apenas tentando melhorar a situação, e estamos trabalhando para isso. A F1 é muito complicada”.
Esta não é a primeira vez que Verstappen expressa suas preocupações com a falta de crescimento na Red Bull Racing. A equipe ainda começou a temporada de 2024 da Fórmula 1 com força, mas a concorrência, liderada pela McLaren, estava se aproximando na velocidade da luz. Enquanto Verstappen ainda estava vencendo corridas com uma vantagem de 20 segundos no início de 2024, Verstappen agora terminou vinte segundos atrás de Lando Norris em sua corrida em Zandvoort.
Christian Horner também está preocupado?
Enquanto Verstappen está preocupado, Christian Horner não parece estar. Após o Grande Prêmio de Zandvoort, o britânico insiste que a maré pode mudar: “Isso só mostra que as coisas mudaram muito rapidamente. Estávamos vencendo corridas por 20, 25 segundos e Stefano (Domenicali) estava nos pedindo para diminuir o ritmo nas primeiras cinco corridas. E então as coisas podem mudar muito rapidamente, o que significa que também podem mudar para o outro lado.”
É uma história repetitiva, pois as atualizações ao longo da temporada parecem não pegar. Enquanto cada atualização da McLaren representa um grande passo à frente, a Red Bull parece estar parada. Helmut Marko expressou sua preocupação com isso, chegando a falar em “downdates” e “modificações” em vez de atualizações antes do Grande Prêmio da Holanda.
Horner também não quer saber nada sobre o desempenho decepcionante de Sergio Perez. O mexicano foi quatro décimos mais lento que Max Verstappen na classificação de sábado e se deixou vencer por duas Ferraris na corrida. Ainda assim, Horner fala de um “trabalho sólido”, em um fim de semana em que sua equipe está perdendo terreno para a McLaren novamente e Max Verstappen também está perdendo terreno para Lando Norris.
Depois de um fim de semana tão decepcionante, também é notável que Horner tenha escolhido fazer uma piada sobre Toto Wolff. É claro que Wolff falou sobre as conversas com Max Verstappen e Horner foi questionado sobre esse assunto. É claro que ele tem que responder, mas depois de um P2 e um P6, talvez não seja o momento de fazer piadas sobre o desempenho dos”carros deToto Wolff”.
Um teste crucial aguarda a Red Bull Racing em Monza. Um fim de semana em que os pontos fracos da Red Bull devem aparecer menos e a McLaren deve ser menos dominante. Portanto, a chance de dar mais um golpe no campeonato. Se a Red Bull sofrer outro golpe lá, as coisas ainda podem ficar muito complicadas em ambos os campeonatos.