Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
Search
Close this search box.

Evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas no Alves Hotel, em Marília

A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu em 4 de outubro o Encontro Regional de Saúde do Trabalhador, reunindo 300 agentes comunitários de saúde de Marília e de municípios da região. O evento teve como objetivo retomar a importância do trabalho desses profissionais, bem como sua atuação na área de saúde do trabalhador.

O Ministério da Saúde elaborou o Caderno de Atenção Básica de Saúde do Trabalhador nº 41, para contribuir na qualificação do cuidado à saúde desenvolvido pelas equipes de atenção básica e equipes de saúde da família (eAB/eSF), considerando o papel do trabalho na determinação das condições de vida e de saúde e doença dos trabalhadores.

O encontro teve uma palestra com a Dra Thaís Lacerda e Silva, Professora Doutora, Analista de Educação e Pesquisa em Saúde na ESP – MG, uma das autoras do caderno que traz aspectos conceituais, ferramentas para o manejo clínico e estratégias de intervenções terapêuticas e de promoção e vigilância dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, organizados a partir do processo de trabalho das equipes.

O evento contou também com mostra de uma das experiências exitosas que a Unidade Estratégia da Saúde da Família da Vila Altaneira vivenciou e que trouxe a garantia de acesso a uma atenção à saúde de qualidade para a população trabalhadora.

A implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) não representa algo novo, a ser agregado à agenda das equipes, mas busca incorporar competências – conhecimentos, habilidades e atitudes – relativas ao cuidado à saúde desse grupo da população, nas práticas cotidianas”, disse a aupervisora do Cerest Regional de Marília, Luciana Caluz Carvalho Pereira.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *