Rotarianos, enquanto puderam, conscientizaram pais e adultos a levarem as crianças para serem vacinadas, no último sábado
Publicado em 20/10/2025 – 18:00
A chuva constante e frequente que caiu em Marília no último sábado, dia 18, prejudicou a campanha organizada pelos rotarianos que fazem parte do Rotary Club Satélite de Vera Cruz, que planejaram a exibição de faixa e panfletagem, no cruzamento da Avenida Sampaio Vidal com a Rua 9 de Julho, no centro da cidade de Marília. Segundo o presidente do clube padrinho, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, mesmo com a chuva, foi possível realizar parte da ação programada.
“A chuva prejudica em todos os sentidos”, disse o rotariano. “Prejudica a campanha, impossibilitando de estender a faixa nos intervalos dos sinaleiros, além da panfletagem; e prejudica a população que não sai de casa para vacinar as crianças”, lamentou o dirigente que pretende propor nova ação ou no dia 24 de outubro (sexta-feira), Dia Mundial contra a Pólio ou no sábado, dia 25. “A campanha da multivacinação termina no dia 31 de outubro”, lembrou.
De acordo com Marcelo Aparecido de Souza Paiva, associado ao Rotary Club Satélite de Vera Cruz Integração, o planejado era ficar no período das 9h às 12h na região central, justamente por ser o local de entrada para o centro comercial da cidade de Marília, com grande fluxo de pessoas. “Até que ficamos mais da metade do período”, lembra o empresário.
“Porém, com a intensificação da chuva, não foi mais possível”, disse o rotariano que também acredita ser possível a complementação da ação no próximo fim de semana. “Nosso objetivo é alertar a população para que levem as crianças para serem vacinadas”, disse o rotariano que ao lado dos demais companheiros produziram faixas e panfletos para a ação planejada. “A ideia é fazer o alerta no momento que o sinaleiro fecha para que os pedestres e motoristas vejam a faixa e lembrem de vacinar, para levarem as crianças aos postos de vacinação”, ressaltou.
Para Gilberto Gabriel Eid Salomi, também do Rotary Club Satélite de Vera Cruz Integração, além do trabalho de conscientização, foi planejado também, a panfletagem em que os locais em que as pessoas poderiam levar as crianças para serem vacinadas e colocarem a carteira de vacinação em dia, estavam sinalizadas.
“Muita gente nos perguntava onde levar as crianças”, recordou ao lembrar que naquele sábado as UBS e as USF estavam abertas até às 17 horas. “Certamente a chuva também prejudicou os locais de vacinação”, acredita ao observar as chuvas intermitentes que caíram na cidade no último sábado. “De qualquer forma o pouco que conseguimos fazer foi válido”, acredita o rotariano que participa pela primeira vez da campanha de multivacinação realizada pelos rotarianos. “Nossa bandeira é a campanha contra a paralisia infantil, mas ao ir até o posto de vacinação, certamente os agentes de saúde orientam os pais a colocarem a carteira de vacinação em dia”, defende o rotariano.
Márcio Cavalca Medeiros lembra que além do Rotary Club Satélite de Vera Cruz Integração, outros clubes rotários da cidade de Marília também desenvolveram ações semelhantes e diferenciadas.
“Para nós rotarianos é uma ação importante, afinal, o Rotary prometeu acabar com a paralisia infantil no Mundo, e em apenas dois países a doença existe ainda”, disse ao lembrar que o Brasil está com a doença erradicada desde 1996, porém, as vacinas são importantes para que a paralisia infantil não atinja qualquer criança. “Agora as vacinas contra a pólio são injetáveis e fazem parte do calendário da multivacinação em todo o Brasil”, ressaltou o rotariano que já esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “A existência dessa doença em qualquer lugar é uma ameaça para todos os lugares, inclusive para o Brasil”, enfatizou o rotariano.