A padeira Maria Angélica Pereira Matos vai mostrar seu talento e levar o nome de Marília para Itália no próximo ano, onde participa do Campionato Mondiale Della Pizza 2025 em Parma.
Ela ficou em 2º lugar no Selection SP durante a Fipan Pizza, a maior feira de pizza e panificação da América Latina, que aconteceu no Expo Center Norte em São Paulo em julho.
Maria Angélica participou pela primeira vez do concurso e ficou surpresa e muito feliz com a classificação. O Campionato Mondialle Della Pizza Selections São Paulo é uma competição que visa estimular a produção de pizzas de alta qualidade, dar visibilidade ao talento dos pizzaiolos, profissionais ou amadores que participam da evento e selecionar os competidores brasileiros que participarão no Campionato Mondiale della Pizza 2025 em Parma, na Itália.
A padeira Maria Angélica também é graduada em Pedagogia com mestrado na Unesp de Marília. O amor pela cozinha aprendeu com o pai, que criou sozinho ela e o irmão. Angélica fazia pães artesanais e vendia na Internet e também nas ruas. Há três anos começou a fazer eventos de pizza em domicílio e suas receitas chamaram a atenção pela qualidade e sabor. “Tenho clientes que me acompanham há muito tempo, me ajudam, adquirem meus produtos”.
Há dois meses, com ajuda de amigos, montou uma pequena padaria artesanal no bairro Maria Izabel e decidiu se inscrever no concurso Selection SP. A escolha da receita da pizza que faria no concurso teve como objetivo homenagear seu pai; e ela buscou nesse afeto os ingredientes que deram a ela a segunda colocação.
“Na nossa infância meu pai fazia muita abóbora pra nós. Eu queria fazer uma pizza para homenageá-lo. Fui no mercado em busca de ingredientes pra pizza e decidi fazer com abóbora cabotian”, disse.
Angélica aproveitou totalmente a abóbora para sua receita vencedora. Fez a base com um purê de abóbora com catupiri, assou a semente e fez um pesto, e com a casca fez um peperoni. Os participantes tinham apenas 20 minutos para preparar a pizza.
Angélica e o padeiro e pizzaiolo Fábio Vinícius, da equipe de sua padaria artesanal: parceria e apoio
RECURSOS PARA IR À ITÁLIA
Com o 2º lugar no concurso, Angélica ganhou a hospedagem e a inscrição para o concurso na Itália no ano que vem. Mas as passagens e demais despesas serão por conta dela e ela ainda não tem dinheiro para a viagem. Ela também custeia as despesas com os cuidados de saúde do pai que está acamado.
Acostumada a enfrentar desafios e muito determinada, ela garante que vai conseguir. “Ainda não sei como vou comprar as passagens e ter dinheiro para ficar lá. Os custos com a padaria e também com a saúde do meu pai são altos. Vou fazer uma rifa com os produtos da nossa padaria para arrecadar recursos”, disse. Conheça o perfil de Angélica no Instagram @angelsbaakery