Primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo escolhe novos representantes para o biênio 2026 e 2027
Publicado em 05/02/2026 – 14:22
A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), permanecerá no Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Marília, em mais uma gestão. Há mais de 30 anos a instituição tem participação neste conselho municipal, por entender ser o turismo uma das frentes de empreendimento, atratividade e benefício para a comunidade mariliense. Segundo Carlos Francisco Bitencourt Jorge, presidente da Acim, e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a federação e a BBW International mantêm parceria no projeto.
📲Participe do canal do Portal da Cidade de Marília no WhatsApp
“Rede Destinos Sustentáveis”, iniciativa que insere o sistema associativista como agente estratégico no fortalecimento, na estruturação, na gestão e no desenvolvimento de destinos turísticos. “Associações comerciais paulistas assumiram um papel relevante na identificação de municípios com potencial sustentável e no apoio à organização dos destinos”, disse o dirigente ao manter os dois representantes no Comtur de Marília: Márcio Cavalca Medeiros e José Augusto Gomes.
Na primeira reunião realizada pelo conselho municipal de turismo, na sede do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Marília, foram eleitos os novos dirigentes para a gestão 2026 e 2027. Amilton Gomes da Silva foi escolhido presidente, enquanto que Mariana Della Giustina Laither estará como vice-presidente nos próximos dois anos, tendo Ivan Evangelista Júnior, na qualidade de secretário na próxima gestão.
“O Estatuto permite apenas uma reeleição, portanto, a necessidade da troca, já que o outro grupo concluiu os dois mandatos”, explicou Márcio Cavalca Medeiros, indicado, mais uma vez, a ser o conselheiro titular da associação comercial de Marília, tendo o superintendente José Augusto Gomes, como vice.
“A Rede Destinos Sustentáveis, da Facesp, é estruturada em quatro módulos, que abrangem desde a sensibilização para o turismo sustentável até a governança, o planejamento, a certificação de destinos, o fortalecimento de atrativos e a consolidação das ações”, explicou Carlos Francisco Bitencourt Jorge.
No próximo dia 26 de fevereiro, quinta-feira, às 9 horas, na sede do Ciesp Alta Paulista, em Marília, acontecerá o primeiro seminário turístico da cidade, quando serão apresentados o Calendário 2026, resumo do trabalho da última gestão com as conquistas relevantes, bem como apresentar a evolução turística da cidade nos últimos anos.
“Neste mesmo evento acontecerá a cerimônia de posse de todos os conselheiros que formam o Comtur atualmente”, ressaltou Márcio Cavalca Medeiros, ao destacar a Portaria Municipal de número 48239, que nomina os 40 conselheiros, com 20 titulares e 20 suplentes, atendendo o artigo 2º da Lei Municipal 8271, de 01 de agosto de 2018, para o biênio 2026 e 2027.
“A associação comercial é indicada dentre as instituições da iniciativa privada”, apontou ao citar outros segmentos como: Meios de Hospedagem; Restaurantes e Bares diferenciados; Agências de Viagens; Proprietários Rurais; Atividades Aéreas; Promotores de Eventos; Urbanistas; Comércio e Indústria; Ecoturismo e Atividades Radicais; Organizações Ambientalistas; Fiscalização da Gestão Pública; Artesãos; Cultura e Esportes do Nikkey de Marília; Imprensa; Universidades e do Sistema “S”.
Leia mais 📲https://portaldacidademarilia.com.br/



