Tudo é Informação, Tudo tem Opinião.

Powered by DaysPedia.com
215819
dom, 21 de Janeiro
logo center investimentos xp

Dólar

5.347

Euro

6.23441

Bitcoin

500000

Publicidade

Desclassificação da McLaren muda o pódio e deixa o holandês a apenas 24 pontos da liderança

Por Cristiano Cotrim – Editor de Automobilismo – Publicado em 25/11/2025 – 09:03

Max Verstappen mostrou mais uma vez sua imensa habilidade e foco ao conquistar a vitória no GP de Las Vegas, realizado na madrugada deste domingo, 23. O piloto da Red Bull aproveitou um erro estratégico de Lando Norris, que largou na pole pela McLaren, e assumiu a liderança logo nas primeiras voltas. Daí em diante, o tetracampeão holandês dominou a prova, garantindo sua 69ª vitória na Fórmula 1 e mantendo suas chances de brigar pelo título de 2025.

Com a vitória, Verstappen segue vivo na disputa pela coroa mundial, apesar do segundo lugar de Norris, que agora soma 408 pontos, 42 a mais que o holandês, que chegou a 366. Com 58 pontos ainda em jogo nas duas últimas etapas da temporada, a disputa pela taça promete ser emocionante até o fim.

O pódio em Las Vegas foi completado por George Russell, da Mercedes, que subiu para o terceiro lugar após a desclassificação dos carros da McLaren. Oscar Piastri, também da McLaren, terminou em quarto, mas mais uma vez teve um desempenho discreto. Mesmo ainda com chances matemáticas de conquistar o título, o australiano vê esse objetivo ficar cada vez mais distante à medida que a temporada se aproxima do fim.

Por outro lado, o novato Andrea Kimi Antonelli, companheiro de Russell na Mercedes, teve um desempenho sólido, mas uma punição de cinco segundos por largada irregular fez com que caísse para a quinta posição. Ele ainda conseguiu manter Charles Leclerc, da Ferrari, atrás de si, com o monegasco terminando em sexto.

Carlos Sainz, da Williams, largou em terceiro e terminou a corrida em sétimo, seguido por Isack Hadjar, da Racing Bulls, em oitavo, e Nico Hülkenberg, da Sauber, em nono.

Um dos maiores destaques da prova foi Lewis Hamilton, da Ferrari. O heptacampeão largou na última posição após um problema de acerto no carro, mas fez uma corrida impressionante, escalando o pelotão até chegar à décima posição.

Bortoleto e Stroll: Outro abandono precoce

Gabriele Bortoleto, mais uma vez, teve um fim de semana para ser esquecido. O brasileiro da Sauber se envolveu em um incidente com Lance Stroll, da Aston Martin, na primeira volta e abandonou a prova ainda na fase inicial, repetindo o episódio que o prejudicou no GP de São Paulo.

Desclassificação de Norris e Piastri: Mudanças no pódio e na disputa pelo título

Poucas horas após o fim da corrida, uma notícia bombástica abalou os bastidores da Fórmula 1: Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados do GP de Las Vegas pela FIA. Segundo a Federação Internacional de Automobilismo, os carros da McLaren apresentaram desgaste excessivo na prancha do assoalho, ficando abaixo do limite mínimo de espessura exigido pela regulamentação técnica. Ambos os carros estavam com desgaste abaixo dos 9 mm permitidos, de acordo com o Artigo 3.5.9 (e) do regulamento técnico da F1.

Com a desclassificação de Norris e Piastri, a Mercedes herdou as posições no pódio, com George Russell subindo para o segundo lugar e Andrea Kimi Antonelli ficando com a terceira colocação.

Essa decisão mudou o cenário da luta pelo título de 2025. Agora, Verstappen está a apenas 24 pontos de Norris, que soma 390. Com duas etapas restantes e uma corrida sprint ainda por disputar, a briga pelo título está mais acirrada do que nunca. Piastri, que foi desclassificado juntamente com Norris, segue empatado com o holandês em 366 pontos, mas vê suas chances de título cada vez mais distantes após uma sequência de seis GPs sem pódio.

Fórmula 1: O que vem a seguir?

O GP de Las Vegas foi marcado pela quinta e sexta desclassificações da temporada, após punições semelhantes no GP de Xangai e no Bahrein. A F1 agora volta às pistas no próximo fim de semana, com a realização da 23ª e penúltima etapa do campeonato, o GP do Catar, que será transmitido ao vivo pelo BandSports. As emoções da reta final de 2025 prometem ser intensas, com Verstappen e Norris lutando por cada ponto.

O Portal Cidade de Marília acompanha todas as atividades do fim de semana no Catar, que terá início na sexta-feira, 28.

Max Verstappen: Crédito: X/Red Bull Racing

Publicidade

Related Articles